Conto E Romance
Mostrando 13-24 de 56 artigos, teses e dissertações.
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13. ESPAÇO E IDENTIDADE: a percepção da paisagem na produção literária de José Saramago / SPACE AND IDENTITY: the perception of the landscape in the literary production of José Saramago
Estudo das identidades das personagens a partir das configurações de espaço e da percepção da paisagem no conto intitulado O conto da ilha desconhecida (1998) e no romance Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago. Tal análise promove um diálogo entre a Literatura, os Estudos Culturais e a Geografia Humanista Cultural. Para tanto, a pesquisa a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2012
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14. Contradictions of the detective: crime fiction as a problem for literary theory in works of Machado de Assis, Jorge Luis Borges and Roberto Bolaño / Contradições do detetive: a literatura policial como problema para a teoria literária em obras de Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño
Este estudo parte de uma visão teórica da literatura policial para analisar obras de três escritores latino-americanos: Machado de Assis, Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño. O objetivo é fornecer um novo subsídio teórico para a leitura destes autores e, por outro lado, aprofundar a visão sobre o gênero policial no Brasil, ampliando, a partir dele, a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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15. Um estudo comparado entre Giovanni Boccaccio e Machado de Assis: a caracterização de Peronella e Sinhá Rita à luz da tipologia lukacsiana da personagem.
A presente pesquisa tem a finalidade de realizar uma análise comparada entre as personagens Peronella e Sinhá Rita, heroínas, respectivamente, do segundo conto da sétima jornada do Decameron, de Giovanni Boccaccio, e do conto O caso da vara, de Machado de Assis. Baseando-nos na tipologia da personagem proposta por Georg Lukács na obra A teoria do romanc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
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16. Temposfuturos - Vidas secas, de Graciliano Ramos
Vidas secas (1938) é o último romance de Graciliano Ramos, escrito depois da experiência do autor nos cárceres do Estado Novo, experiência por ele mesmo julgada essencial para a elaboração do livro. O artigo começa pela discussão acerca do sentido das exigências éticas e estéticas do romancista. Procura descrever a organização do romance a part
Estud. av.. Publicado em: 2012-12
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17. A representação do Diabo no conto A Igreja do Diabo de Machado de Assis e no romance Grande Sertão: veredas de Guimarães Rosa
Parte do livro:O demoníaco na literatura
Autor(es): Silva, Ricardo Gomes da
EDUEPB. Publicado em: 2012
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18. Iaía Garcia, Esaú e Jacó e Memorial de Aires : a construção de um narrador
Este trabalho tem como objetivo principal o estudo do narrador no romance Memorial de Aires, de Machado de Assis. Em uma primeira etapa buscou-se levantar a fortuna crítica do romance, conforme algumas interpretações para se chegar a uma análise do narrador machadiano. No segundo momento foram revisitados desse autor os romances Iaiá Garcia, Esaú e Jac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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19. O mito de Penélope e sua retomada na literatura brasileira : Clarice Lispector e Nélida Piñon
Através desta tese, objetivamos identificar a presença e demonstrar a relevância do mito de Penélope na Literatura Brasileira por meio da obra de duas autoras que, metonimicamente, representam o imaginário penelopiano da sociedade nacional do século XX, analisando-o comparativamente com o mito homônimo existente na Odisséia, de Homero. Outra meta é
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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20. Tempo e melancolia: república, modernidade e cidadania negra nos contos de Astolfo Marques (1876-1918)
A história da Proclamação da República na periferia setentrional do Império brasileiro (1822-1889), assim como as especificidades de suas consequências culturais na região, ainda carece de análises mais detalhadas. No Maranhão de fin de siècle, a crise econômica do sistema agroexportador, somada à crise política do trabalho escravo, legou às pr
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2012
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21. As metamorfoses de Raul Pompéia: um estudo dos contos / The metamorphoses of Raul Pompéia: a study of short stories
Publicados em periódicos brasileiros entre 1881 e 1890, os contos de Raul Pompéia não tiveram, ao longo do tempo, uma leitura que os singularizasse dentro da obra do autor. Mais conhecido por seu romance O Ateneu, Raul Pompéia escreveu cerca de 50 contos, que ficaram espalhados em jornais de São Paulo e Rio de Janeiro por um século, até sua reunião e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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22. Staked twice: the violent deaths of female vampires in Bram Stoker s Dracula and F. Marion Crawford s "For the blood is the life"
Nesta dissertação, apresento uma análise de obras de Bram Stoker e F. Marion Crawford com base em suas descrições de vampiras. Meu corpus é composto pelo romance Dracula de Stoker e pelo conto de Crawford For the Blood Is the Life . A minha análise deste corpus baseia-se em quatro princípios: a punição deve ser proporcional ao crime, o controle é
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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23. Natsume Sôseki - o olhar felino sobre as múltiplas faces do homem de Meiji / Natsume Sôseki: feline \ slook about the multiple of the man of the Meiji period
O romance Eu sou um Gato, do escritor japonês Natsume Sôseki, publicado entre 1906 e 1907, é marcado basicamente pela critica ao regime em voga, período Meiji (18681912) no Japão e seus costumes sociais. Entretanto, sua construção baseia-se em técnicas pouco utilizadas na época, pois o autor mescla influências dos romances naturalistas ocidentais �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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24. A psicanálise e as narrativas modernas: a transmissão em questão
Em O narrador, Benjamin afirma que a narrativa que transmitia a experiência coletiva é substituída na modernidade pela informação jornalística e pelo romance, cujos objetos são as experiências individuais. Trata-se do momento de emergência da narrativa centrada no eu, ou no que Freud isolou como o "romance familiar do neurótico". Contudo, no romanc
Psicologia Clínica. Publicado em: 2010