Staked twice: the violent deaths of female vampires in Bram Stoker s Dracula and F. Marion Crawford s "For the blood is the life"

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/04/2011

RESUMO

Nesta dissertação, apresento uma análise de obras de Bram Stoker e F. Marion Crawford com base em suas descrições de vampiras. Meu corpus é composto pelo romance Dracula de Stoker e pelo conto de Crawford For the Blood Is the Life . A minha análise deste corpus baseia-se em quatro princípios: a punição deve ser proporcional ao crime, o controle é exercido através da formação de uma comunidade; as vampiras foram consideradas mais ameaçadoras do que os vampiros; a morte é o último recurso para repreender a conduta feminina; e há um certo preconceito na descrição destas personagens femininas. Todos esses princípios parecem ser comprovados pela manifesta inevitabilidade da morte das mulheres e pelo rigor e brutalidade nas execuções das vampiras. A figura da vampira parece ajudar a vislumbrar as mudanças do papel da mulher na sociedade do século XIX e na resposta geral a estas mudanças. A idéia de que a deterioração da condição humana está relacionada ao feminino e à feminilidade é associado à idéia de monstruosidade e alteridade em histórias de vampiros. Minha análise das obras de Stoker e Crawford demonstra que ambos os autores representam, por meio de suas vampiras, que uma comunidade é formada no seio da sociedade para impor regulamentação de práticas sexuais e evitar que intercursos sexuais irregulares se espalhem entre os outros membros dessa comunidade e da sociedade em geral. Uma vez que os comportamentos não-femininos causam a exclusão das mulheres da sociedade e da comunidade, e quando não há nenhuma chance da recuperação, a morte é a única alternativa possível. A morte é paradoxalmente punição e salvação, pelo menos para os personagens femininos.

ASSUNTO(S)

stoker, bram, 1847-1912. drácula crítica e interpretação teses. crawford, f. marion (francis marion), 1854-1909. for the blood is the life crítica e interpretação teses. literatura comparada norte-americana e irlandesa teses. drácula (personagem lendário) teses. vampiros na literatura teses. sexo na literatura teses. monstros na literatura teses. morte na literatura teses. terror na literatura teses. literatura teses. literatura comparada irlandesa e norte-americana teses.

Documentos Relacionados