Um estudo comparado entre Giovanni Boccaccio e Machado de Assis: a caracterização de Peronella e Sinhá Rita à luz da tipologia lukacsiana da personagem.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2012

RESUMO

A presente pesquisa tem a finalidade de realizar uma análise comparada entre as personagens Peronella e Sinhá Rita, heroínas, respectivamente, do segundo conto da sétima jornada do Decameron, de Giovanni Boccaccio, e do conto O caso da vara, de Machado de Assis. Baseando-nos na tipologia da personagem proposta por Georg Lukács na obra A teoria do romance, tentamos demonstrar que a caracterização das duas personagens corresponde ao terceiro tipo de personagem lukacsiano: o da maturidade. Além disso, procuramos identificar os elementos que caracterizam a alma e o mundo exterior destas personagens e, consequentemente, o conflito que elas vivenciam e a maneira que elas encontram para se adaptarem às adversidades do mundo.

ASSUNTO(S)

george lukacs georg lukács machado de assis giovanni boccaccio teoria da personagem letras teoría del personaje giovanni boccaccio machado de assis

Documentos Relacionados