Conto De Fadas Na Literatura
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1. Trouxeste a chave? Embarcando na fantasia da casa da madrinha / "Have you brought the key?" Going aboard the enchanted world of godmother s house
É da natureza do ser humano encantar-se, ao menos em determinada fase da vida, pela narrativa de um conto de fadas, deixando-se levar pela fantasia da Literatura, acreditando que nas páginas de um livro tudo é possível. Essa crença na fantasia, no entanto, pode não lhes acompanhar a vida toda, uma vez que a passagem da infância para a adolescência e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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2. Chapeuzinho vermelho e Caperucita roja: uma investigação de reescritas com base na representação (visual) de atores sociais e na representação da ação social.
Esta tese parte do conceito de reescrita de Lefevere (2007) para, sob uma perspectiva linguística dos estudos da tradução, investigar reescritas de contos de fadas em português do Brasil e em espanhol da Argentina. A tradução é vista por Lefevere como um dos muitos tipos de reescritas, e o tradutor (bem como qualquer outro reescritor) como um intermed
Publicado em: 2011
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3. De fadas e princesas: afetos femininos em Marina Colasanti / Of fairies and princesses: feminine affection in Colasanti Marina
Investiga as representaÃÃes de afetos femininos nos contos de fadas de Marina Colasanti, considerando o diÃlogo com a narrativa feÃrica tradicional e situando-a no contexto da narrativa contemporÃnea, sobretudo da literatura brasileira destinada ao pÃblico infantil. O corpus da pesquisa compreende os livros de contos de fadas Uma ideia toda azul (1979)
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2010
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4. O conto contemporâneo de Marina Colasanti: estilhaços do maravilhoso na viagem das "23 histórias"
This paper analyzes ten stories of 23 histórias de um viajante, Marina Colasanti, from the rescue and return of gender and the wonderful tradition held by the author to write his fictional worlds. By revisiting the wonderful tales, reinterpreted and violates some elements of tradition in the light of contemporary, among them the metamorphosis, the journey a
Publicado em: 2010
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5. A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil
O presente trabalho consiste na elaboração e na aplicação do método OFICINA DE LEITURA: imaginação e criação, que tem como intuito estudar o desenvolvimento do imaginário infantil, através da análise de textos produzidos por quinze crianças de 3 e 4 séries da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Leopoldo Neis da Congregação de Irmãs do Hos
Publicado em: 2009
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6. Príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas : os "novos contos de fada" ensinando sobre relações de gênero e sexualidade na contemporaneidade
Esta Dissertação de Mestrado propõese a analisar os “novos contos de fadas” com vistas a examinar as representações de infâncias e de relações de gênero e sexualidade, presentes nestes artefatos da nossa cultura. Neste trabalho, se reconhecem os contos de fadas contemporâneos como “novos contos de fadas”, colocando-os em suspeição, a part
Publicado em: 2008
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7. O Ogro que virou príncipe : uma análise dos intertextos presentes em Shrek
A presente dissertação O OGRO QUE VIROU PRÍNCIPE: UMA ANÁLISE DOS INTERTEXTOS PRESENTES EM SHREK enquadra-se na área de Produção Cultural para Crianças, fazendo uma interface entre literatura infantil e filme direcionado ao público infantil. O objeto deste trabalho são os filmes Shrek I e Shrek II, juntamente com a obra de William Steig, de mesmo t
Publicado em: 2007
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8. A ponte invisível : o arquétipo de transcendência em narrativas infantis sobre contos de fadas
A presente tese tem como foco o estudo do arquétipo de transcendência em narrativas infantis sobre contos de fadas. A pesquisadora escolheu uma escola particular, situada num bairro de classe média, objetivando a realização de uma pesquisa de campo com crianças de nove a 11 anos, as quais são estimuladas a escrever uma narrativa sobre o conto de fadas
Publicado em: 2007
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9. Contos de fadas e casamento na prosa romÃntica de Josà de Alencar
This essay is aimed at assessing the causes through which some of Josà de Alencarâs romantic romances made use of the discourse of fairy tales to convey an idea of marriage. The following fairy tales Cinderella, Snow White and the Beauty and the beast by the Grimm brothers, were chosen for this purpose. Among Josà de Alencarâs masterpieces, we have opted
Publicado em: 2007
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10. âDor-Amorâ: leitura e escritura dos contos de fadas
âDor-amorâ: leitura e escritura dos Contos de Fadas propÃe um trabalho de hermenÃutica baseado na anÃlise psÃco-crÃtica, assumindo como referÃncia os pressupostos teÃricos dos especialistas Jean Bellemin-NÃel e Juan-David Nasio, nos quais fundamentamos nossas hipÃteses e interpretaÃÃes para dizer que tais narrativas nos desafiam na base dos noss
Publicado em: 2002
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11. Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
O presente trabalho, fruto da inquietação e do questionamento da experiência docente da autora, é o relato da prática pedagógica no ensino de leitura/escrita, realizada com uma turma de 23 série da Escola de 10 grau - Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte - MG, no ano de 1992. Esta prática visava à formação
Publicado em: 1996
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12. Viagens medievais ao paraiso terreal : que os homens, aquela epoca, ainda encontravam n alguma ilha
O Conto de Amam, texto em prosa medieval, em português do século XN, tem sido filiado a duas tradições literárias distintas: a produção hagiográfica medieval e os relatos de navegação da literatura céltica. Esta dissertação tem por objetivo perseguir no texto do Conto de Amam os elementos que justifiquem essa dupla filiação. Para tanto, recorr
Publicado em: 1996