Viagens medievais ao paraiso terreal : que os homens, aquela epoca, ainda encontravam n alguma ilha

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1996

RESUMO

O Conto de Amam, texto em prosa medieval, em português do século XN, tem sido filiado a duas tradições literárias distintas: a produção hagiográfica medieval e os relatos de navegação da literatura céltica. Esta dissertação tem por objetivo perseguir no texto do Conto de Amam os elementos que justifiquem essa dupla filiação. Para tanto, recorreu-se à leitura de obras que tratassem a hagiografia enquanto subgênero literário distinto e que reconstituissem a imagem do santo medieval. Fundamentando-se no estudo de tais obras, procedeu-se à análise do Conto enquanto expressão do gênero hagiográfico. Num segundo momento, buscaram-se testemunhos dos relatos de navegação célticos, mais especificamente os imrama, bem como obras que focalizassem a cultura celta de maneira geral, para verificar as possíveis relações entre essas epopéias e as hagiografias Conto de Amam e Navigatio Sancti Brendani Abbatis (ambas relatos medievais de viagens ao Paraíso Terreal). SeJecionaram-se os dois imrama mais freqüentemente associados a essas duas hagiografias, Navegação de Bran e Imram Mael duin, e realizou-se a comparação dos quatros textos. Os resultados obtidos mostraram que, inserido na produção hagiográfica medieval, o Conto de Amam apresenta um santo cuja figura constrói-se sobre o desejo de ver o Paraíso Terreal, o que esse santo consegue "polla graça e esforço queem deus tomou". Ou seja, ele alcança seus objetivos através do milagre da graça concedida por Deus e através de suas virtudes ou esforços pessoais. Por outro lado, o Conto de Amam mostrou-se tributário dos imrama, bem corno a Navigatio Sancti Brendani Abbatis, por desenvolver, de maneira pouco alterada, a tópica céltica da quête da Terra das Fadas, em que os heróis buscavam um Outro Mundo maravilhoso sob as águas do oceano

ASSUNTO(S)

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