âDor-Amorâ: leitura e escritura dos contos de fadas

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

âDor-amorâ: leitura e escritura dos Contos de Fadas propÃe um trabalho de hermenÃutica baseado na anÃlise psÃco-crÃtica, assumindo como referÃncia os pressupostos teÃricos dos especialistas Jean Bellemin-NÃel e Juan-David Nasio, nos quais fundamentamos nossas hipÃteses e interpretaÃÃes para dizer que tais narrativas nos desafiam na base dos nossos desejos mais profundos, portanto lugar de busca onde o leitor vivencia sua subjetividade de forma mais plena possÃvel. Por meio da anÃlise crÃtica das narrativas Vasalisa: a sÃbia, O Pequeno Polegar, O JunÃpero e A Bela e a Fera apontamos para o fato de que os contos de fadas constituem-se num territÃrio de transubjetividade, fonte inesgotÃvel da experiÃncia simbÃlica e do encontro entre o eu e o outro que se podem ver no âmais-alÃmâ que caracteriza a dimensÃo da ficÃÃo e da obra de arte. Por meio desses contos e dos autores que nos apoiam na alianÃa entre literatura e psicanÃlise, alÃm dos jà citados, visitamos Bruno Bettelheim, Sheldon Cashdan, Melanie Klein, Maud Mannoni, Alfredo Garcia-Roza, entre outros para dizer que os contos encantam porque nos ensinam que a vida à busca, desafio e captura de um sentido sem o qual nÃo conseguimos uma resoluÃÃo satisfatÃria para nossos dramas e conflitos. Enfim, o mÃgico âEra uma vez...â da histÃria de todos nÃs. Por isso, desde que o mundo à mundo as histÃrias existem e um conto de fadas à uma das mais elevadas expressÃes simbÃlicas de que o bem sempre vence o mal, que a palavra salva e faz esperanÃar. Apesar de todas as dores e etapas a serem vencidas, os contos de fadas nos ensinam que somos salvos pelo amor

ASSUNTO(S)

contos de fada literatura infantil - critica e interpretaÃÃo hermenÃutica - anÃlise psÃco-crÃtica teoria literaria

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