Consumo De Cinema
Mostrando 1-12 de 50 artigos, teses e dissertações.
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1. Carmen Miranda: an Embodied Marketplace Icon
Resumo Com base no referencial de CCT ( Consumer Culture Theory ) de incorporação de ideologias, regimes de gosto e interesses nacionais e regionais por culturas de consumo, este artigo propõe que ideologias sociais e políticas também são incorporadas em ícones de mercado. Este trabalho visa, então, reunir os conceitos de iconicidade e liminaridade p
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. Viagens que Transformam a Condição Existencial: Narrativas e Representações em Filmes Protagonizados por Idosos
Resumo O turismo pode figurar como uma atividade catalisadora para mudanças positivas na vida dos idosos ao proporcionar possibilidades de socialização, fuga da rotina, conhecimento de novas realidades e culturas. O presente trabalho utiliza o cinema para investigar representações dos idosos e narrativas sobre processos de transformação em filmes com
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-12
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3. Nivel de consumo de cine peruano en los estudiantes de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional del Altiplano
Resumo O artigo trata do consumo de filmes em plena fase de desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional e internacional, orientada para um público consumidor ativo que possa garantir sua permanência no mercado. O objetivo da pesquisa foi determinar o nível de consumo do cinema peruano nos alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 02/12/2019
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4. “Fitas em chammas”: cinema, imprensa e sensacionalismo na Belle Époque carioca
RESUMO Este artigo analisa a cobertura jornalística sobre incêndios em cinemas na virada para o século XX, quando emergiram alguns traços estruturantes da sociedade carioca no tocante ao consumo cinematográfico e ao papel da imprensa no Rio de Janeiro. A questão principal é: de que modo o sensacionalismo operou como chave de leitura desses incêndios?
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 14/03/2019
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5. CIVILIZAÇÃO TROPICAL EM PERIGO: CINEMA, ELITE E CLASSES MÉDIAS NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA
Resumo Inserindo-se em uma perspectiva que transita entre a história e a etnografia, este artigo analisa um fait divers ocorrido em fevereiro de 1916 em um cinema do Rio de Janeiro: uma discussão entre espectadores finalizada com um tiro. A questão principal que irá nortear este artigo é: de que modo estes sujeitos pertencentes à classe média e à eli
Mana. Publicado em: 2018-04
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6. A encenação da discórdia: consumo cinematográfico e a formação de uma cultura de classe média na Belle Époque carioca
Resumo A partir do horizonte de uma história cultural orientada por questões etnográficas, este artigo analisa a formação de uma cultura de classe média no Rio de Janeiro do início do século XX, considerando as práticas em torno do consumo cinematográfico. Tendo como foco um protesto de estudantes universitários contra um exibidor cinematográfico
Tempo. Publicado em: 2018-01
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7. O novo show cinema como estratégia comercial. Uma análise das tendências de consumo de salas de cinema
Resumo A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-12
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8. Leia o livro, veja o filme, compre o disco: a formação do cinema juvenil brasileiro
LEIA O LIVRO, VEJA O FILME, COMPRE O DISCO: A formação do cinema juvenil brasileiro aborda a produção cinematográfica direcionada ao público jovem no Brasil num determinado período histórico, no caso, o final da década de 1950 e o início dos anos 1990. O que se entende aqui por cinema juvenil é o resultado de uma determinada configuração de processos produtivos, estruturas narrativas, formas de sociabilidade e práticas de consumo existentes no cinema brasileiro que coloca o jovem no centro do debate cultural.
Autor(es): Bueno, Zuleika de Paula
EDUEM. Publicado em: 2016
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9. O Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, no cinema: a distribuição e exibição do filme de João Botelho
RESUMO O objetivo desse artigo é analisar o plano de distribuição e exibição doFilme do desassossego, do cineasta português João Botelho, com base no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa. A iniciativa configurou um sistema incomum de difusão cinematográfica, por assentar-se na exibição do filme em cineteatros e auditórios municipais em uma i
Tempo soc.. Publicado em: 2015-12
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10. A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans
O caráter simbólico se tornou decisivo para o consumo atual. Nesse fenômeno, ganha relevo o papel de agentes como a Publicidade, que apela de forma destacada para a simbologia dos mitos reproduzidos em suas mensagens, geralmente, construídas com base na intertextualidade que se apropria e modifica significados importados de linguagens variadas, entre ela
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12
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11. Mudanças no consumo de bens culturais no Brasil após a estabilização da moeda
O objetivo do presente artigo é sugerir explicações para a clara assimetria existente entre, de um lado, a evolução global do consumo das famílias brasileiras após a estabilização da moeda e, de outro, a performance que aí têm três dos chamados "bens culturais": o cinema, a música e o livro. Os dados mostram que, enquanto no primeiro caso temos
Nova econ.. Publicado em: 2014-12
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12. Curadoria autoral: o papel dos arranjos expositivos na comunicação do trabalho de arte
À luz do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e das tecnologias telemáticas, essa tese tem o objetivo de propor uma perspectiva relacional que nos permita avaliar a autonomia criativa das práticas curatoriais em outras palavras, a capacidade do curador de intervir no valor e sentido do trabalho do artista, e mesmo de ser ele próprio apto a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/06/2012