A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade: uma análise semiológica de Pornochanchada, campanha da marca Chilli Beans
AUTOR(ES)
Souza, Ildembergue Leite de, Leão, André Luiz Maranhão de Souza
FONTE
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
O caráter simbólico se tornou decisivo para o consumo atual. Nesse fenômeno, ganha relevo o papel de agentes como a Publicidade, que apela de forma destacada para a simbologia dos mitos reproduzidos em suas mensagens, geralmente, construídas com base na intertextualidade que se apropria e modifica significados importados de linguagens variadas, entre elas, o Cinema. O uso desse recurso aparece claramente em uma das campanhas da Chilli Beans, inspirada na pornochanchada. Por meio da semiologia barthesiana, este trabalho se propõe responder como a marca Chilli Beans, por meio da intertextualidade, trouxe para sua Publicidade os mitos reproduzidos na pornochanchada. Os resultados apontam o erotismo como a grande narrativa mitológica desse casamento entre Publicidade e Cinema.
ASSUNTO(S)
intertextualidade publicitária mitos pornochanchada chilli beans
Documentos Relacionados
- Dionísio usa Chilli Beans?: análise mitológica da publicidade da "Marca da Pimenta"
- O fetichismo na publicidade: análise semiótica da campanha Demoníaca da lingerie da marca Duloren
- SÍMBOLOS UNIVERSAIS NA PUBLICIDADE: MITOS QUE VENDEM
- E SE COLOCAR PIMENTA: SEMIOTIC ANALYSIS OF CHILLI BEANS BRAND IDENTITY
- O uso de arquétipos mitológicos na publicidade : uma análise semiológica da mídia impressa brasileira