“Fitas em chammas”: cinema, imprensa e sensacionalismo na Belle Époque carioca

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Hist.

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/03/2019

RESUMO

RESUMO Este artigo analisa a cobertura jornalística sobre incêndios em cinemas na virada para o século XX, quando emergiram alguns traços estruturantes da sociedade carioca no tocante ao consumo cinematográfico e ao papel da imprensa no Rio de Janeiro. A questão principal é: de que modo o sensacionalismo operou como chave de leitura desses incêndios? Partimos da hipótese de que o sensacionalismo pode ser visto como uma prática de comunicação entre diversos grupos sociais, na medida em que suas marcas perpassam diferentes formas de experimentar a modernidade. Buscaremos compreender como o sensacionalismo foi articulado como uma chave de leitura na relação com o consumo cinematográfico, em um momento histórico no qual hierarquias de classe, gênero e raça saíram reforçadas pela lógica da nova ocupação do espaço urbano.ABSTRACT This article analyzes the journalistic coverage on fires that had place in cinemas in the turn of the twentieth century, when some structuring traits of Rio de Janeiro’s society emerged in relation to cinematographic consumption and to the role of the press. Our main question is: how was sensationalism used as a key factor in the interpretation of these fires? Our hypothesis is that it can be seen as a practice of communication between different social groups, since its marks permeate different ways of experimenting modernity. We will try to understand how sensationalism was articulated as a key of interpretation in relation to cinematographic consumption, in a historical moment in which hierarchies of class, gender and race were reinforced by the logic of the new occupation of the urban space.

Documentos Relacionados