Constantin Stanislavski
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
13. A organicidade da palavra no processo criativo do ator / Organicity of the word in the actor’s creative process
Tendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos fundamentais que se inter-relacionam para gerar a ação físico-vocal da palavra. A pesquisa estende-se à prática invest
Publicado em: 2010
-
14. It is forging that we become forgers : creating theater and creativity in education / É forjando que nos tornamos ferreiros : criação teatral e criatividade na educação
A pesquisa apoiada pela FAPESP, insere-se na busca atual de novos paradigmas na formação continuada de educadores, buscando ampliar a reflexão em torno das contribuições mútuas das áreas da arte e da educação. Realizou uma investigação relacionando estas áreas, focando-se na utilização da experiência teatral para a construção do saber pedag�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2009
-
15. Lucrécia Borgia : drama no oceano de Victor Hugo
Esta dissertação apresenta um estudo descritivo e crítico do drama histórico Lucrécia Borgia, de Victor Hugo, à luz de teorias desenvolvidas por Anne Ubersfeld, Patrice Pavis, Constantin Stanislavski, Grotowski, Pierre Albouy, Jurij Alschitz. Escrita sob a perspectiva do ator, a dissertação objetiva evidenciar que, a partir da leitura do texto dramá
Publicado em: 2009
-
16. Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si
Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento tem por base as práticas de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e das experiências junto ao grupo Internac
Publicado em: 2009
-
17. Misterioso, mas não indecifrável : um estudo sobre a aprendizagem na iniciação teatral
O trabalho reflete uma pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem inicial do teatro, desenvolvido pela própria pesquisadora, no ano de 2007, que tem como sujeitos os alunos participantes do Curso de Extensão Introdução à interpretação Teatral: Corpo, Voz, Ação, do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal
Publicado em: 2009
-
18. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008
-
19. O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica
Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica como linguagem artística e o rádio como um meio expressivo, o estudo pretende um conhecimento vocal voltado para o efeito da v
Publicado em: 2007
-
20. A criação de textos teatrais a partir de jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht.
This work deals with a project of research and action carried through with a group of young people of a popular neighborhood in Salvador that searched to understand the emancipating potentials that the activity Theater-education could afford the participants. Such a perspective seeked the development of a methodology of education of the theater, from teatric
Publicado em: 2007
-
21. The metaphors of body-media on scene: rethinking the physical action in the work of an actor / As metáforas do corpomídia em cena: repensando as ações físicas no trabalho do ator
This thesis analyzes metaphors that guide the concept of physical action in the work of an actor through the perspective of the cognitive sciences and the theory of body-media elaborated by professors Helena Katz and Christine Greiner in the graduate program of Communications and Semiotics at the Catholic University of São Paulo. The notion of action is ess
Publicado em: 2006
-
22. Listening and the body of the analist / A escuta e o corpo do avalista.
Esta pesquisa tem como ponto de partida uma questão bastante mencionada por autores que escrevem sobre a clínica psicanalítica. Trata-se da presença, entre os efeitos que a escuta produz no analista, de sensações e outras manifestações corporais que de alguma maneira se relacionam com o que se passa na sessão. Um algo mais de natureza corporal se ap
Publicado em: 2005
-
23. A organicidade do ator
Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de estabelecimento da organicidade no ator, tendo como principal referência as leis orgânicas da ação, propostas por Constantin Stanislavski em seu Método de Ações Físicas. Assim, busca-se compreender ativamente o processo da organicidade no ator pelo estudo e pela realização da prática cr
Publicado em: 2002