Lucrécia Borgia : drama no oceano de Victor Hugo
AUTOR(ES)
Giselle Molon Cecchini
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta dissertação apresenta um estudo descritivo e crítico do drama histórico Lucrécia Borgia, de Victor Hugo, à luz de teorias desenvolvidas por Anne Ubersfeld, Patrice Pavis, Constantin Stanislavski, Grotowski, Pierre Albouy, Jurij Alschitz. Escrita sob a perspectiva do ator, a dissertação objetiva evidenciar que, a partir da leitura do texto dramático, com o conhecimento dos signos cênicos, os temas presentes na obra emergem, produzindo novos sentidos. Eles constituem as potencialidades contidas no texto. A obra de Victor Hugo é compreendida pelo escritor como um todo indivisível. Por isso, a pesquisa abrange a história de vida e a obra de Hugo, fatores fundamentais para se realizar o cotejo com Lucrécia Borgia e para efetivar a tradução do drama histórico, escrito originalmente em língua francesa.
ASSUNTO(S)
peÇa de teatro literatura francesa - sÉculo xix letras hugo, victor - crÍtica e interpretaÇÃo teatro francÊs - crÍtica e interpretaÇÃo drama
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2363Documentos Relacionados
- DRAMA, RITUAL E PERFORMANCE EM VICTOR TURNER
- A presença de Victor Hugo em José de Alencar: o grotesco hugoano em A Pata da Gazela
- Natureza e artificialidade nas mulheres das poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire
- Anankè et le symbolisme del l'architecture dans Notre-Dame de Paris de Victor Hugo
- Duas montanhas, quatro abismos: as "filosofias da natureza" de Victor Hugo e Machado de Assis