Comunidade Religiosa
Mostrando 1-12 de 170 artigos, teses e dissertações.
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1. Como caracterizar “cuidador tradicional” e “comunidades tradicionais” para realizar o preenchimento destes campos na ficha de cadastro individual do e-SUS/AB?
A classificação de um cuidador ou comunidade tradicional na ficha do e-SUS é realizada a partir da resposta referida pelo usuário.
Para classificar, é importante saber que Cuidador tradicional é aquele que envolve em suas práticas de cuidado saberes empíricos, crenças e costumes culturais das comunidades locais tradicionais. Por sua vez, os
Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Publicado em: 12/06/2023
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2. Engajar para constituir alianças: visibilidade e políticas sexuais e de saúde na Igreja da Comunidade Metropolitana do Rio de Janeiro (ICM-Rio)
Resumo: O presente artigo discorre sobre as formas de engajamento e de alianças promovidas pela Igreja da Comunidade Metropolitana do Rio de Janeiro (ICM-Rio). Para isso, procurou-se observar sua atuação seguindo a rubrica das políticas sexuais e de saúde atreladas à linguagem da diversidade sexual, sobretudo no enfrentamento do HIV/Aids. O recorte tem
Religião & Sociedade. Publicado em: 2023
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3. Las iglesias le dan continente al migrante: igrejas, religiosidades e venezuelanos/as no norte do Brasil
Resumo: O artigo destaca o lugar da religiosidade nas relações entre migrantes venezuelanos/as e Igrejas cristãs católica e não católicas em Boa Vista (RR) e Manaus (AM). A intesificação do deslocamento venezuelano pelo Brasil setentrional desde 2015 mobilizou dezenas de instituições de índole religiosa para atuar no acolhimento aos/às migrantes.
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
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4. Circulação dos mouriscos após a deportação do reino de Granada (1570)
Resumo Após a Revolta dos Mouriscos de Granada (1568-1570) ocorreu a deportação de boa parte dos mouriscos daquele reino para Castela e outros territórios peninsulares da Monarquia Hispânica. A remoção foi realizada rapidamente, sendo iniciada antes do final do conflito e sistematizada em três levas, entre 1569 e 1585. A deportação provocou debates
Tempo. Publicado em: 2022
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5. Imagem, imaginário e memória: um percurso antropológico (entrevista com Cornelia Eckert)
Resumo Nesta entrevista, concedida em 16 de setembro de 2021, por mais de duas horas, via Googlemeet, Cornélia Ercket fala da graduação em ciências sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para iniciar o relato sobre a trajetória intelectual construída ao longo de mais de 30 anos. Voltou às condições em que realizou sua dissert
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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6. “A igreja sou eu, é você, somos nós”: notas sobre a desinstitucionalização evangélica no Brasil a partir da observação da Comunidade Caminho da Graça
Resumo: Ao contrário do que previa a tese clássica da secularização, a religiosidade não combaliu. Na realidade, o que temos observado na contemporaneidade poderia ser definido como um caso de reconfiguração religiosa de características próprias. Dentre as mais diversas e significativas mudanças no cenário religioso brasileiro dos últimos anos, d
Relig. soc.. Publicado em: 2020-08
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7. Obesidade, Sobrepeso, Adiposidade Corporal e Risco Cardiovascular em Crianças e Adolescentes
Resumo: Ao contrário do que previa a tese clássica da secularização, a religiosidade não combaliu. Na realidade, o que temos observado na contemporaneidade poderia ser definido como um caso de reconfiguração religiosa de características próprias. Dentre as mais diversas e significativas mudanças no cenário religioso brasileiro dos últimos anos, d
Arq. Bras. Cardiol.. Publicado em: 2020-08
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8. LIBERTOS AFRICANOS, COMÉRCIO ATLÂNTICO E CANDOMBLÉ: A HISTÓRIA DE UMA CARTA QUE NÃO CHEGOU AO DESTINO
Resumo Este artigo apresenta uma análise pormenorizada de uma carta enviada da Bahia ao porto negreiro de Ajudá em 1839 pela africana Roza Maria da Conceição à também africana Francisca da Silva, a legendária Iyá Nassô, fundadora do candomblé da Casa Branca em Salvador. A trajetória dessas duas libertas e de seus maridos, no contexto da passagem d
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 28/03/2019
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9. Liberdade e Solidariedade: visões sobre o cativeiro em um julgamento afro-baiano do século XVII
RESUMO Este artigo consiste em uma leitura do processo inquisitorial de Simão, africano liberto nascido no Congo e residente no Recôncavo Baiano no final do século XVII. Simão foi denunciado ao Santo Ofício de Lisboa em 1685 após ser acusado pelo proprietário André Gomes de Medina e por seus escravos de matar outros cativos com feitiços. Antes de se
História. Publicado em: 17/09/2018
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10. A tessitura da resiliência em idosos, a reinvenção de si “apesar de”
Resumo Objetivo: Buscar uma compreensão, a partir da visão de idosos em processo de fragilização, sobre como tecem sua resiliência. Método: Foram entrevistados 13 idosos (69 a 86 anos), selecionados aleatoriamente entre idosos classificados como robustos ou pré-frágeis em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, na Rede FIBRA. A coleta e a análise do
Rev. bras. geriatr. gerontol.. Publicado em: 2018-06
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11. Irmãos do Rosário e sectários da religião maometana: sociabilidades entre africanos no Recife oitocentista
RESUMO Este artigo analisa as conexões religiosas entre africanos libertos que transitavam entre a Irmandade do Rosário dos Pretos de Santo Antônio e o culto islâmico no Recife do século XIX. Para os africanos que viveram as experiências de escravidão e de liberdade no Brasil, o pertencimento a mais de uma comunidade religiosa era relevante para asseg
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2018-01
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12. RELAÇÕES ENTRE RELIGIOSIDADE E HOMOSSEXUALIDADE EM JOVENS ADULTOS RELIGIOSOS
Resumo O objetivo deste estudo é conhecer de que modo a homossexualidade tem sido compreendida por jovens adultos homossexuais praticantes de diferentes religiões. Foram entrevistados 11 participantes de ambos os sexos, com idades entre 20 e 30 anos, praticantes das religiões católica, espírita e evangélica. Os participantes responderam a uma entrevist
Psicol. Soc.. Publicado em: 07/12/2017