LIBERTOS AFRICANOS, COMÉRCIO ATLÂNTICO E CANDOMBLÉ: A HISTÓRIA DE UMA CARTA QUE NÃO CHEGOU AO DESTINO

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Hist. (São Paulo)

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/03/2019

RESUMO

Resumo Este artigo apresenta uma análise pormenorizada de uma carta enviada da Bahia ao porto negreiro de Ajudá em 1839 pela africana Roza Maria da Conceição à também africana Francisca da Silva, a legendária Iyá Nassô, fundadora do candomblé da Casa Branca em Salvador. A trajetória dessas duas libertas e de seus maridos, no contexto da passagem da Colônia para o Império, permite identificar processos de cooperação intergeracional entre os libertos africanos e de ascensão econômica associada ao comércio atlântico e ao tráfico ilegal. Postula-se que a propriedade escrava era uma forma de investimento político na organização da “casa” ou da coletividade doméstica, por sua vez a base do “terreiro”, formas de associativismo através das quais esses casais adquiriam poder e reforçavam sua liderança na comunidade negra. Em última instância, a conexão entre Roza e Francisca permite vislumbrar como o sucesso comercial, o controle social e a autoridade religiosa se emaranhavam de forma indissociável.Abstract This paper presents a detailed analysis of a letter sent from Bahia to the slave port of Ouidah in 1839 by the African Roza Maria da Conceição to the also African Francisca da Silva, the legendary Iyá Nassô, founder of a famous temple of Afro-Brazilian religion, the Casa Branca in Salvador. The trajectory of these two freed women and their husbands, in the context of the passage from the Colony to the Brazilian Empire, allows to identify processes of intergenerational cooperation between African freedmen and of economic rise associated with the Atlantic commerce and the illegal slave trade. It is postulated that slave ownership was a form of political investment in the organization of the “house” or the domestic community, in turn the basis of the “terreiro” or religious congregation, forms of association through which these couples acquired power and reinforced their leadership in the black community. Ultimately, the connection between Roza and Francisca allows one to glimpse how commercial success, social control and religious authority were inextricably entangled.

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