Comunicacao Oral Poesia
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Raul Seixas: um produtor de mestiçagens musicais e midiáticas
O objeto de estudo deste trabalho são as mestiçagens musicais e midiáticas produzidas por Raul Seixas em sua obra, em diálogo com a tradição híbrida da cultura. O Problema de Pesquisa é investigar Raul Seixas como um produtor de mestiçagens musicais que atua entre as mídias e os ambientes midiáticos, e como um tradutor da cultura livresca para a l
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2012
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2. A poética do improviso : prática e habilidade no repente nordestino
O presente estudo aborda o repente ou cantoria, modalidade de poesia cantada e improvisada praticada na região Nordeste do Brasil, especialmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Seus praticantes são chamados de repentistas, cantadores ou violeiros e cantam sempre em dupla, alternando-se na composição de estrofes de acord
Publicado em: 2009
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3. Um homem da palavra: um estudo da poesia oral de Abel Tareco
Abel Tareco é cantador, contador de histórias, artesão, titereiro, trovador, membro da folia de reis (e outras folias), gritador de leilão... Enfim, poeta oral. Poderíamos dizer que Abel é homem que tem como proposta de vida o exercício da poesia. A obra de Abel Tareco é toda composta oralmente, não possui registro escrito. Sua poesia se manifesta c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2008
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4. Os usos da palavra
A presente tese versa sobre os usos da palavra. Trata, portanto, das noções de uso e palavra, assim como as de linguagem, de oralidade, de saber, de conhecimento, de materialidade, de poesia, de presença, de sentido, de arte, de educação e de comunicação, entre outras. Discorre sobre a experiência da palavra e da experiência em geral.
Publicado em: 2008
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5. Por um cinema de poesia mestiço: o filme Caramujo-flor de Joel Pizzini e a obra poética de Manoel de Barros
O objeto desta pesquisa é o estudo das traduções intersemióticas feitas pela obra fílmica de Joel Pizzini Caramujo-flor ao re(ler)os signos verbais e visuais que se entrelaçam na construção do texto poético de Manoel de Barros na obra Gramática Expositiva do Chão-Poesia quase toda. Partimos do problema de que as relações semióticas entre a poé
Publicado em: 2008
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6. A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chop
Publicado em: 2007
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7. Eu não canto por cantar: oralidade poética e memória
A cultura, um sistema de significações mediante o qual determinada ordem social é comunicada, reproduzida, vivenciada e estudada, se cria e se transforma de acordo com as condições objetivas que se alteram com o tempo e o lugar. Para Raymond Williams a cultura da escrita está ligada não somente ao desenvolvimento da técnica do alfabeto, mas também a
Publicado em: 2007
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8. O estilo do conto oral:: um estudo das marcas estéticas em contadores rurais
Identificar alguns aspectos prosódicos em narrativas orais gravadas com contadores rurais do Vale do Jequitinhonha e do vale do Mucuri constitui o objetivo principal deste trabalho. Desejando contribuir para os estudos do estilo oral, consideramos os seguintes aspectos prosódicos: freqüência fundamental, organização temporal (duração e velocidade de
Publicado em: 2006