Computer Graphics
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25. A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto c
Publicado em: 2010
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26. As tecnologias da informação no estudo do cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa
This research has emerged from my experiences, as a teacher, in the discipline of differential integral calculus and the readings about the topics that broach the difficulties and guiding directions of teaching. Thus, based on the Theory of Meaningful Learning concepts and the Advanced Mathematical Thinking and Visual-Spatial Thinking, we present a proposal
Publicado em: 2010
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27. Modeling and rendering of real environments
The use of detailed geometric models is a critical factor for achieving realism in most computer graphics applications. In the past few years, we have observed an increasing demand for faithful representations of real scenes, primarily driven by applications whose goal is to create extremely realistic experiences by building virtual replicas of real environm
Publicado em: 2010
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28. Arquitetura como interface para a informação: sobre a espacialização das tecnologias da informação rumo a práticas colaborativas
This study examines an intersection between the spatialization of information and CSCW - Computer Supported Collaborative Work. More specifically it is argued the possibility of influence of the spatial distribution of ICT (information and communication technologies) on the interactions between members of two remotely connected laboratories. Spatialization (
Publicado em: 2010
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29. WARPING-BASED METHODOLOGY TO CORRECT DISTORTION IN ENDOSCOPY SYSTEMS / METODOLOGIA BASEADA EM WARPING PARA CORREÇÃO DE DISTORÇÕES EM SISTEMAS DE ENDOSCOPIA
Images captured in endoscopy examinations show some distortion, the radial is the most visible. The radial distortion appears in images due to lens used in endoscopes. When a doctor or researcher is analyzing a distorted image, he can not see the exact size of an organ, tumor or lesion, due the magnification in the center of the image and a contraction in th
Publicado em: 2010
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30. Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU / GPU acceleration for interactive solid bodies deformation
Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar o corpo que se deseja simular, e quanto mais preciso o modelo, maior será o conjunto de dados gerados. Para gerar gráficos co
Publicado em: 2010
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31. Merging meshes using dynamic regular triangulation / Combinação de malhas utilizando triangulações regulares dinâmicas
Malhas simpliciais são utilizadas em várias áreas da Computação Gráfica e Engenharia, como por exemplo, em vizualização, simulação, prototipação, além de outras aplicações. Este tipo de malha é, geralmente, utilizada como aproximações discretas de espaços contínuos, onde eles oferecem representações flexíveis e eficientes. Muito esfor�
Publicado em: 2010
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32. Estudo e experimentação de animação baseada em comportamento / Study and experimentation on behavioral animation
A descrição de animação modelada sempre foi motivo de pesquisa na área de Computação Gráfica. Visando simplificar a especificação do movimento, diversas técnicas surgiram: animação por quadros-chave, algorítmica (ou procedimental), baseada em distorções dos objetos e baseada em comportamento, entre outras. Este trabalho apresenta uma nova abo
Publicado em: 2010
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33. Padrões,cromatismos e douramentos na escultura sacra católica baiana nos séculos XVIII e XIX
This study analyses patterns, chromatics and gilding in Bahian Sacred Catholic sculpture and demonstrates variations in decorations and ornamentations achieved by saint sculptors during the 18th and 19th centuries. Forty-four religious images were selected for study, according to the criteria of good quality painting technique and minimum possible interventi
Publicado em: 2010
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34. Electronic media and agenciamentos of meanings for the architecture and design / Mídia eletrônica e agenciamentos de significados para arquitetura e design
Com o surgimento das mídias eletrônicas e os processos de produção digital, sobretudo com o desenvolvimento dos programas de simulação espacial e de relacionamento social em realidade virtual e a crescente utilização do ciberespaço como território de suporte a estes fenômenos de existência imaterial, abriu-se vários caminhos em direção à tran
Publicado em: 2010
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35. Aproximação eficiente de visibilidade para nuvem de pontos utilizando a GPU / Eˇcient approximate visibility of point sets on the GPU
Nos últimos anos a utilização de pontos como primitiva gráfica básica vem mostrandose uma poderosa e versátil ferramenta para a computação gráfica. Considerável esforço de pesquisa vem sendo dedicado para encontrar formas eficientes de aquisição, representação, processamento, renderização e animação para conjuntos de pontos. As representa�
Publicado em: 2010
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36. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010