A obtenção de texturas na síntese de imagens realísticas num ambiente limitado
AUTOR(ES)
Walter, Marcelo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
As técnicas para síntese de textura em Computação Gráfica constituem um grupo bem específico cujo objetivo principal é a inclusão, na imagem, de alguma informação visual que aumente a percepção de realismo. São identificadas técnicas para síntese de textura com características favoráveis a implementação num ambiente limitado cujo aspecto central é a placa de vídeo VGA, a saber: mapeamento de textura, "bump mapping" e textura sólida. Um sistema para visualização de objetos simples com aplicação das técnicas selecionadas é descrito e implementado. Várias imagens são sintetizadas e os resultados analisados considerando-se o nível de realismo atingido. É explorado o uso de padrões para incremento da resolução visual das imagens em conjunto com a técnica de mapeamento de textura. Apresenta-se uma série de definições para textura das áreas de Computação Gráfica, Psicologia e Processamento de Imagens. Estas definições se integram e possibilitam a formação de um conceito genérico sobre o assunto. Os modelos e técnicas para descrição e síntese de texturas são apresentados, identificando-se as tendências nesta área.
ASSUNTO(S)
realismo : computacao grafica computer graphics realism computação gráfica texture synthesis techniques texture mapping solid texture bump mapping
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/24181Documentos Relacionados
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