Computaaao Grafica
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13. Um protÃtipo para a construÃÃo de estereogramas: modelagem e experimentaÃÃo.
visÃo estereoscÃpica à uma ferramenta antiga da ComputaÃÃo GrÃfica, porÃm pouco explorada na geraÃÃo de ambientes virtuais. Ela mostra ser extremamente poderosa para gerar imersÃes e visualizaÃÃo de objetos em 3D. Neste trabalho foram investigados os conceitos de estereoscopia para imagens estÃticas, utilizando a tÃcnica de pontos aleatÃrios.
Publicado em: 2001
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14. DetecÃÃo de colisÃo entre objetos convexos com caracterÃsticas geomÃtricas mutantes usando a tÃcnica de octree esfÃricas.
Esta tese aborda um dos principais problemas encontrados em sistemas de Realidade Virtual que procuram proporcionar verdadeira imersÃo do usuÃrio ao ambiente: detecÃÃo e identificaÃÃo de colisÃo entre objetos. O trabalho visa inicialmente estudar, compreender e analisar soluÃÃes para o problema disponÃveis na literatura. Esta pesquisa preliminar se
Publicado em: 2001
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15. Editor cooperativo de grafos hierÃrquicos.
O processo de resoluÃÃo de um problema inclui diversas fases e tarefas. A fase de modelagem do sistema estudado à parte integrante de vÃrias metodologias disponÃveis atualmente. Uma tarefa comum na fase de modelagem à a especificaÃÃo de modelos, que pode ser realizada com o apoio de editores grÃficos ad hoc. Uma das restriÃÃes de editores grÃfico
Publicado em: 2001
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16. Uso de tÃcnicas de sÃntese de imagem aplicadas a um ambiente de representaÃÃo de superfÃcies lÃquidas estÃticas e dinÃmicas.
Este trabalho à um estudo de tÃcnicas de SÃntese de Imagens e o desenvolvimento de um sistema de sintetizaÃÃo de cenas, envolvendo ambientes abertos, cujo conteÃdo principal à a Ãgua. Para este modelo sÃo permitidas a presenÃa de oscilaÃÃes da superfÃcie e evoluÃÃo desta movimentaÃÃo em um modelo de animaÃÃo. à usada a tÃcnica de bump ma
Publicado em: 2000
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17. ImplementaÃÃo de operaÃÃes booleanas regularizadas entre primitivas CSG em VRML.
A Modelagem de SÃlidos vem se estabelecendo como uma Ãrea da ComputaÃÃo GrÃfica em pleno crescimento, sendo responsÃvel pelo tratamento de problemas envolvendo a manipulaÃÃo, anÃlise e exibiÃÃo interativa de modelos computacionais de objetos sÃlidos. Sistemas de CAD, CAM e CAE contribuÃram para a popularizaÃÃo do uso de diversos conceitos dess
Publicado em: 1997
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18. VisualizaÃÃo de campos vetoriais: uma aplicaÃÃo em JAVA.
O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um software que representasse graficamente as propriedades vetoriais de um determinado campo tridimensional, utilizando a linguagem computacional JAVA. Campos vetoriais bidimensionais podem ser representados por um conjunto de flechas de proporÃÃes fixas usadas para mostrar a magnitude e direÃÃo do campo. At
Publicado em: 1997