ImplementaÃÃo de operaÃÃes booleanas regularizadas entre primitivas CSG em VRML.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

A Modelagem de SÃlidos vem se estabelecendo como uma Ãrea da ComputaÃÃo GrÃfica em pleno crescimento, sendo responsÃvel pelo tratamento de problemas envolvendo a manipulaÃÃo, anÃlise e exibiÃÃo interativa de modelos computacionais de objetos sÃlidos. Sistemas de CAD, CAM e CAE contribuÃram para a popularizaÃÃo do uso de diversos conceitos dessa Ãrea. Ademais, o recente advento da Realidade Virtual mostrou a importÃncia da aplicaÃÃo de tais conceitos no projeto de mundos virtuais. A intenÃÃo inicial do presente trabalho foi a de elaborar um Sistema Modelador de SÃlidos completo. Contudo, um sistema de tal monta demandaria mais tempo do que o disponÃvel, alÃm de exigir o trabalho em conjunto de uma equipe de analistas e programadores. Assim sendo, os esforÃos foram aplicados na elaboraÃÃo de um sistema de suporte Ãs OperaÃÃes Booleanas Regularizadas, que sÃo o cerne da tÃcnica CSG. Tal sistema foi projetado de forma a garantir a portibilidade necessÃria para permitir sua execuÃÃm em diversos tipos de plataformas de hardware e software. Assim sendo, o presente trabalho propÃe-se a estudar, analisar e dar suporte Ãs OperaÃÃes Booleanas Regularizadas entre primitivas CSG inseridas em mundos virtuais escritos em VRML (Virtual Reality Modeling Language), que nÃo dà suporte a tais operadores. Apresenta-se aqui uma extensÃo à tal linguagem, alÃm de mÃtodos e algoritmos utilizados para a aproximaÃÃo dos sÃlidos atravÃs da tÃcnica de octrees.

ASSUNTO(S)

modelagem de sÃlidos funÃÃes booleanas desenvolvimento de software lÃgica matemÃtica matemÃtica computacional programaÃÃo orientada para objetos computaÃÃo grÃfica

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