Compositor
Mostrando 1-12 de 336 artigos, teses e dissertações.
-
1. Natureza e modernismo: Mário de Andrade e Villa-Lobos antes da Semana
RESUMO No início da década de 1920 a discussão em torno da música ainda não aproximara Mário de Andrade e Villa-Lobos, ambos “atores” que se tornarão protagonistas após suas participações na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. O musicólogo paulista trava conhecimento com a obra do compositor carioca, curioso para conhecer novas possi
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
-
2. Do ato da criação ao ato revolucionário: o caso Schoenberg
A recepção das obras de Arnold Schoenberg em Viena, antes da Primeira Guerra Mundial, foi impressionante. Os escândalos se sucedem e a música atonal do compositor de vanguarda vem perturbar a sensibilidade moral, estética e política de seu tempo e sua cultura. Ao transgredir as leis da música tonal, Schoenberg transgride a lei no sentido político do
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2021-06
-
3. Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia
Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2021-04
-
4. Adoniran Barbosa e a língua certa do povo
RESUMO Um dos aspectos mais interessantes da obra musical de Adoniran Barbosa é a forma como ele estiliza a fala popular. Como se sabe, no Brasil, onde persistem há séculos enormes desigualdades sociais e as classes mais escolarizadas e privilegiadas economicamente demonstram aversão aos pobres, as variantes linguísticas associadas às classes populares
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-12
-
5. “O espírito de Mozart pelas mãos de Haydn”: 250 anos de Ludwig van Beethoven
resumo Ao celebrar os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827), constata-se que sua obra preserva, intacto, o poder de fascinar seus ouvintes. Sua competência única coincidiu extraordinariamente com um momento histórico em que foram protagonizadas profundas mudanças estéticas, o que lhe permitiu alcançar uma posição fulcral no desen
Estud. av.. Publicado em: 2020-12
-
6. “…nas imortais formas da beleza”: Frédéric Chopin visto pelos olhos do pai da semiologia neurológica brasileira
RESUMO Aloysio de Castro (1881-1959) é hoje lembrado como um dos maiores médicos do Brasil, bem como o pai da semiologia neurológica brasileira. Entretanto, seus interesses iam muito além dos domínios da Medicina, e ele se tornou um dos mais ilustres intelectuais de sua era. Em 1927, Castro deu uma palestra na Sociedade de Cultura Artística de São Pau
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
-
7. A filha de Cristóvão Colombo e os tortos das américas: diálogo interamericano e reinvenção de identidades em práticas discursivas outsiders
Resumo A busca do engendramento de novas identidades culturais nas Américas se constitui, neste artigo, a partir de estudos centrados na análise de processos e mecanismos de representações literárias em contextos de turbulência sociopolítica e cultural. Nesse contexto, propõe-se uma abordagem de dois universos discursivos representativos de duas regi
Alea. Publicado em: 2020-08
-
8. O mistério da criação iluminado pelo compositor Arnold Schoenberg (1874-1951)
O compositor Arnold Schoenberg nos ensina sobre o que o levou a renovar as leis da composição musical de seu tempo, apesar dos insultos e críticas recebidos. A partir dos escritos que nos deixou é possível notar um vazio essencial em sua música que ele sustenta, sem preenchê-lo. O caminho que traça até a invenção de seu sistema atonal, segue uma t
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-03
-
9. Tubulopatia proximal e podocitopatia de cadeias leves cristalinas: relato de caso
O compositor Arnold Schoenberg nos ensina sobre o que o levou a renovar as leis da composição musical de seu tempo, apesar dos insultos e críticas recebidos. A partir dos escritos que nos deixou é possível notar um vazio essencial em sua música que ele sustenta, sem preenchê-lo. O caminho que traça até a invenção de seu sistema atonal, segue uma t
Braz. J. Nephrol.. Publicado em: 2020-03
-
10. ABAIXO DA SUPERFÍCIE: Adorno e o cinema reconsiderado
RESUMO O artigo discute a análise que Adorno faz do cinema em momentos diversos de sua obra. Apresenta um texto pouco discutido que ele escreveu com o compositor Hanns Eisler, quando ambos viviam em Los Angeles, e que tem como tema central a presença da música no cinema. Ademais, demonstra como alguns ensaios de Adorno dos anos 1960 procuram reconsiderar
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 05/09/2019
-
11. Fundo Camargo Guarnieri: reflexões multidisciplinares
RESUMO Este texto apresenta o histórico do arquivo pessoal do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) desde a formação até sua chegada à instituição de guarda, o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Verifica-se esforço sistemático do titular na construção de um legado arquivístico em coerência com sua narrativa de vida tanto como
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
12. Gustav Mahler: entre a genialidade e a obsessão
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo fazer uma leitura psicanalítica de alguns aspectos da vida e obra de Gustav Mahler, de forma a propor uma relação entre a genialidade e a neurose obsessiva que acometia o músico, e sua particular relação com a morte. Em torno de algumas das suas obras, como o ciclo Kindertotenlieder, a 3ª Sinfonia e a 10ª esta
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2017-12