Cogito
Mostrando 25-36 de 53 artigos, teses e dissertações.
-
25. A passagem do "eu penso" ao "eu existo" em Jaakko Hintikka e em Jacques Lacan
Apesar de validar o cogito no ato da enunciação, o interesse que Lacan nele deposita se distancia da autoverificabilidade existencial da proposição "eu existo", tal como defendida por Jaako Hintikka. Embora ambos os autores assumam a necessidade de remeter o ato da representação a algo além do nível da representação (a qualificação performativa d
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Publicado em: 2010-06
-
26. Consciência e liberdade em Sartre : por uma perspectiva ética
O advento da moral em Sartre delineia-se através da afirmação da liberdade, o único fundamento e a fonte de todos os valores. A consciência constitui-se, no âmago da História, como consciência moral ao tornar-se avaliação e reflexão sobre os seus valores, que reclamam um fundamento e esse fundamento é a consciência enquanto liberdade: a consciê
Publicado em: 2010
-
27. Sobre o Cogito como representaÃÃo: a relaÃÃo de si a si na filosofia primeira de Descartes / About the Cogito as respresentation: the relation between oneself and its own self in the first philosophy of Descartes
The cogito is the statement that expresses the first certainty of Cartesian philosophy. It is the relation of itself to itself, through which the ego becomes conscious of its existence. This research work develops the problem about the statute of cogito, analyzing the possibility of the âI think therefore I amâ, or âI am, I existâ by Descartes, to be a r
Publicado em: 2009
-
28. Descartes e a primeira parte da meditação segunda: Da natureza da mente humana ou de uma suposta equivocidade do cogito?
Ce mémoire réfléchit une recherche sur le cogito cartésien. Sa présupposition fondamentale se trouve dans la constatation que ce principe de Descartes, quoique notablement connu par tout lunivers philosophique, est souvent mal compris; surtout parce quil semble avoir une tendance très diffusée à le mettre à lécart de lexclusivité dune seule e
Publicado em: 2009
-
29. A DIALÉTICA ENTRE O CONHECIMENTO DE SI E O CONHECIMENTO DE DEUS NO LIVRO X DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO
Self knowledge and knowledge of God are tightly interwoven in Augustines Confessions. In Book X of this work, various narratives have a key role in the dialectical movement between self knowledge and knowledge of God, whose most important perspective is that of memory as giving form to the existential cogito. It is thus examined, in Augustine‟s narrati
Publicado em: 2009
-
30. The hermeneuthical theory of Paul Ricoeur: from AristotelesPoetics to narrativity and narrative indentity / A hermenêutica de Paul Ricoeur: da poética à teoria da narrativa e à identidade narrativa
Essa tese realiza, em um primeiro momento, uma investigação sobre a vinculação e o diálogo que pensamento de Paul Ricoeur estabelece com outras tendências filosóficas, em especial aquelas formuladas por Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamaer e com a fenomenologia de Edmund Husserl, com ênfase em seu método fenomenológico. Nesse mom
Publicado em: 2009
-
31. Apresentação de pacientes : a clínica entre o espetáculo das imagens e o trânsito das palavras
A partir do tema da apresentação de pacientes, este trabalho dedica-se a pensar as relações existentes entre subjetividade, sofrimento psíquico e o saber que se constrói sobre os mesmos. Resgatar a história de tal dispositivo clínico permitiu a construção de uma interlocução interessante com as bases epistêmicas das duas principais áreas de con
Publicado em: 2009
-
32. Dora´s Prose: A Lecture on Articulation between Nature and Culture on the Merleau-Ponty´s Philosophy / A prosa de Dora: uma leitura da articulação entre natureza e cultura na filosofia de Merleau-Ponty
O presente trabalho objetiva oferecer uma leitura da articulação entre natureza e cultura na filosofia de Merleau-Ponty. Em primeiro lugar, mediante o estudo das obras dos anos 1940, mostramos o caráter problemático da manutenção de uma perspectiva da consciência que impede o filósofo de dar conta da não separação entre fato e essência. Em linhas
Publicado em: 2009
-
33. Descartes e a demonstração da impossibilidade da reprodução mecanica da inteligencia / Descartes and the demonstration of the impossibility of the mechanical reproduction of intelligence
The present study is an analysis of the work of Descartes from that what it has most controversial of the mind-body problem. The metaphysical experiment, that leads Descartes from the discovery of the Cogito to the discovery of God and the world, allows the philosopher to derive three fundamental consequences: a) the mind is from immaterial nature (res cogit
Publicado em: 2009
-
34. O conhecimento sobre Deus nas meditações metafísicas de Descartes
Nossa dissertação analisa a concepção de Deus nas Meditações Metafísicas de Descartes. O filósofo critica através de seu ceticismo as formas medievais de fundamentar o conhecimento. Sua preocupação fundamental não era o que é a verdade, mas como podemos justificá-la. A primeira certeza é base da fundamentação de sua teoria do conhecimento. O
Publicado em: 2008
-
35. Descartes e a morte de Deus
O presente trabalho buscou mostrar as possibilidades e os limites da metafísica cartesiana, tendo como alvo principal, mas não único, investigar se é possível creditar à filosofia de Descartes a postura através da qual se inaugura na cultura ocidental a "morte de Deus". O resultado final, seja da ciência, seja da metafísica cartesiana, é a afirmaç
Publicado em: 2008
-
36. O lugar da educação na filosofia de Espinosa / The place of the education in the Espinosa´s philosophy
This work intents to evidence which places the theme "education" takes place on Bento de Espinosa s philosophical thought. Throughout a bibliographic-analytic research, a pedagogical reading of espinosian work happens, which does not conceives it as a source of fundaments that could be used as a pedagogical theory base, but as a ground to be known from the P
Publicado em: 2008