Cinematografia Historia
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho
Resumo A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente”, na expressão de Consuelo Lins (2002), esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história.
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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2. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
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3. Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)
A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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4. A memória assombrada : Um estudo da autorrepresentação no documentário animado Valsa com Bashir
Esta dissertação tem como objetivo discutir processos de autorrepresentação em documentários animados, a partir da análise do filme Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008). Com a análise deste longa-metragem, busca-se compreender modos de articulação entre o campo do documentário e o da animação, aproveitando elementos de ambos enquanto possibilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/05/2012
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5. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
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6. Movimentos invisíveis: a estética sonora do cinema de animação
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográfico, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análises das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Publicado em: 2010
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7. Última saída para springfield: um estudo sobre o desenho animado os Simpsons (1987-2009)
Este trabalho busca compreender a importância do desenho animado Os Simpsons, produzido no final da década de 1980 pelo cartunista Matt Groening, para se perceber a contemporaneidade e suas transformações, visto ser esta uma animação produzida e transmitida ininterruptamente há vinte anos. Dentro desse contexto, revela um aspecto global, ao trabalhar
Publicado em: 2010
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8. História e cinema : o tempo como representação em Lucrecia Martel e Beto Brant / History and cinema : the time like rep representation in Lucrecia Martel and Beto Brant
O tema central investigado nesta tese está relacionado ao conceito de tempo, tão necessário para a construção do discurso histórico. Esse foi proposto devido a um diagnóstico impetrado sobre a cinematografia argentina recente, desenvolvida no chamado Nuevo Cine Argentino, cuja característica mais importante para a pesquisa é a elaboração de suas o
Publicado em: 2010
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9. Cinematografia no Brasil : um estudo de caso do diretor de fotografia Walter Carvalho no filme Lavoura Arcaica
Este trabalho objetiva estudar como a fotografia cinematográfica brasileira se desenvolveu até chegar ao nível técnico e estético que conhecemos hoje. Para tanto analisaremos, como estudo de caso, o conceito da fotografia de Walter Carvalho no filme Lavoura Arcaica (2001), de Luis Fernando Carvalho, e como as imagens se organizam, de acordo com a estrut
Publicado em: 2010
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10. Cinematic representationsof the crisis in Argentina (1999-2004) / Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)
No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma
Publicado em: 2010
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11. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
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12. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos : as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908)
Este estudo histórico sobre as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre investiga as práticas que caracterizaram a exploração comercial do cinematógrafo para fins de entretenimento desde a sua introdução na cidade em novembro de 1896 até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908,
Publicado em: 2009