Cinema Tecnica
Mostrando 13-24 de 62 artigos, teses e dissertações.
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13. Audiodescrição de filmes: experiência, objetividade e acessibilidade cultural
O objetivo do artigo é propor diretrizes para a audiodescrição, levando em conta peculiaridades cognitivas, bem como fatores sociais e políticos da vida de pessoas com deficiência visual. O artigo discute a experiência de assistir a um filme e analisa o problema da familiaridade com o cinema, com a narrativa de cada filme e com a própria técnica da a
Fractal : Revista de Psicologia. Publicado em: 2012-04
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14. A representação da ditadura militar nos filmes brasileiros longa metragem de ficção : de 1964 a 2010
A presente tese analisa a representação da ditadura militar nos longas-metragens de ficção brasileiros desde o golpe de 1964 até o ano de 2010. Evidenciamos que três elementos representam simbolicamente o governo militar: a tortura, o militar e o militante da esquerda. Partindo dessa premissa, estudamos as variações e as possibilidades de representa�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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15. Narrativas audiovisuais : processos criativos de SIdade e de MultipliSIdade / Audiovisual narratives : creative processes of SIdade and MultipliSIdade
Nesta dissertação faço uma reflexão sobre os processos criativos de dois audiovisuais narrativos de minha autoria, SIdade* e MultipliSIdade**. Como linha de pensamento, adoto a questão da relação entre o fragmento e o todo, em relação à poética e às técnicas de construção das obras. A poética do trabalho refere-se ao desenvolvimento de um olh
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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16. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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17. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
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18. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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19. Miguilins no sertão da cabaça azul: incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum
A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessa leitura é comunicar a experiênica devaneadora realizada a part
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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20. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo / Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
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21. Transformações tecnológicas no cinema contemporâneo: um estudo sobre a primeira década do século XXI
O presente estudo tem como objetivo identificar os principais marcos tecnológicos do cinema e suas implicações nos processos cinematográficos contemporâneos. O trabalho aborda as atividades de produção, distribuição e exibição de filmes, para entender como a substituição da tecnologia vem transformando cada setor, estes em fase de adaptações p
Publicado em: 2011
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22. Expressividade oral no cinema: diálogos com a fonoaudiologia
Esta dissertação teve como objetivo analisar a questão da expressividade oral no cinema a partir de levantamento temático, que partiu de entrevista aberta, com profissionais do meio. O trabalho do ator nesse meio possui demandas específicas. A elaboração de um filme envolve muitos processos, junto às possibilidades tecnológicas e infra-estrutura. O
Publicado em: 2011
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23. Estratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegre
O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção ci
Publicado em: 2011
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24. Robert Kramer: técnica, paixão e ideologia
Uma revisão crítica da obra do cineasta Robert Kramer, considerando as relações que propõe sua obra, a partir da utilização virtuosa de diversas máquinas audiovisuais em suas especificidades e combinações. O cinema, o vídeo, a televisão e as novas tecnologias constituem, em Kramer, processos de criação que dão origem a um trabalho expressivo c
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011