Cinema Norte Americano
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. O American Dream e a cultura das aparências em Little Caesar, de Meryvn LeRoy
Resumo Considerado o precursor dos filmes sonoros de gângster do chamado período “clássico” desse gênero, Little Caesar, dirigido por Mervyn LeRoy em 1931, narra o percurso do protagonista Rico Bandello (Edward G. Robinson) da sua ascensão à liderança da gangue à sua queda no final do filme. Little Caesar, além de estabelecer os parâmetros segu
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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2. Fantasmas na máquina: Estrutura e movimento nos filmes de Ernie Gehr
Resumo Este artigo propõe uma interpretação de alguns filmes do cineasta norte-americano Ernie Gehr, argumentando que eles respondem aos anseios de duas tendências de composição: por um lado, uma busca por estruturas simples, com número reduzido de elementos e baseadas em procedimentos repetitivos; por outro lado, um interesse pelo que há de mais ef�
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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3. A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória.
Resumo No livro A luta armada no cinema: ficção, documentário, memória, Fernando Seliprandy analisa dois filme, O que é isso Companheiro? (1996) e Hércules 56 (2006), que narram um mesmo evento: o sequestro do embaixador norte americano Charles Burke Elbrick, realizado pela ação guerrilheira em curso no Brasil no ano de 1969. Com a descrição do mat
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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4. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde
Este ensaio aborda as produções artísticas de um coletivo colombiano chamado Mujeres Al Borde e busca descrever algumas de suas atividades e as maneiras como produzem e articulam relações entre arte, ativismo e produção audiovisual, abordando aí gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O trabalho trata das relações transnacionais desse col
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
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5. A atuação política da Agência de Informação dos Estados Unidos no Brasil (1953-1964)
A Agência de Informação dos Estados Unidos (USIA), órgão criado pelo presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower, foi a maior agência daquele país no exterior durante os anos 50 e 60, em número de funcionários e orçamento. No Brasil, a USIA chegou a ter mais de 60 postos locais espalhados por todo o país, fazendo constantes pesquisas qualitativas e quantitativas da opinião pública brasileira; produzindo materiais apócrifos para imprensa (jornais, rádios, TVs e cinema); organizando feiras e exposições; e promovendo intercâmbios educacionais, artísticos e culturais. Este livro se baseou, principalmente, nos arquivos do governo norte-americano e em entrevistas com ex-funcionários da USIA.
Autor(es): Santomauro, Fernando
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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6. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
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7. Formas de produção da \"Realidade\" no modo de representação observacional: uma análise do cinema direto norte-americano dos anos 1960 e de filmes brasileiros dos anos 2000 / Methods of production of reality in mode of representation: an analisys of american cinema of the 1960\ s and brazilians films of 2000\ s
O presente trabalho busca analisar como certos filmes do modo de representação observacional são capazes de incitar no espectador a impressão de vislumbrar a própria realidade na tela, dividindo-se a pesquisa em dois períodos e contextos particulares: nos anos 60, quando surgiu o Cinema Direto nos Estados Unidos em torno da Drew Associates, e nos anos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
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8. Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica / Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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9. Guerra, nação e cinema: uma leitura filmográfica sobre as motivações norte-americanas para a ação beligerante / War, nation and cinema: a filmography reading about the U.S. motives for action belligerent
Os Estados Unidos são um país de tradição beligerante. É comum encontrar em suas praças públicas estátuas e monumentos de figuras militares, além de reservarem dias específicos para homenageá-los; desfiles e cerimônias militares são exibidos em diversas regiões do país e inúmeras produções cinematográficas são realizadas representando a p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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10. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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11. Jazz, indústria cultural e política em Kansas City, de Robert Altman / Jazz, cultural industry and political in Kansas City, by Robert Altman
O objetivo dessa dissertação é compreender de que maneira se relacionam três elementos presentes na narrativa de Kansas City (1996), do cineasta Robert Altman. Em primeiro lugar o jazz, cuja utilização vai além da concepção tradicional de música como trilha sonora em filmes; em segundo lugar, a imitação de modelos da indústria cultural, que apar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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12. O beijo de Spade: gênero, narrativa, cognição
Este artigo descreve a primeira elaboração da persona cinematográfica do ator norte-americano Humphrey Bogart, em O falcão maltês, de 1941. Argumento que tal noção de pessoa hollywoodiana produz a mediação entre a imagem do artista e sua trajetória social: ela é uma espécie de poder simbólico capaz de estabelecer o artista na estrutura de produ�
Mana. Publicado em: 2011-12