Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
AUTOR(ES)
Thiago Altafini
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
08/05/2012
RESUMO
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar a pesquisa de Jay Leyda com uma abordagem sobre aspectos da biografia e da obra do cineasta norte-americano Emile De Antonio, evidenciando a relevância de sua produção audiovisual no campo do documentário, a partir da utilização de materiais de arquivo. O documentário In The Year of The Pig (1968) - sua narrativa histórica fragmentária, enigmática e pouco didática - é submetido à análise. O objetivo desta pesquisa é uma aproximação das características narrativas de De Antonio com o conceito de alegoria histórica no cinema, segundo o pesquisador brasileiro Ismail Xavier, com base nas ideias de Walter Benjamin sobre a modernidade e o papel da alegoria dentro do processo de reinterpretação histórica e cultural.
ASSUNTO(S)
found-footage allegory documentário (cinema) filme cinematográfico arquivos vietnã, guerra do, 1961-1975 de antonio, emile, 1819-1989 história arquivo alegoria cinema documentary history
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5547Documentos Relacionados
- Cinema e História: documentário de arquivo como lugar de memória
- Estratégias de ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres
- Um outro cinema - cinema documentário e memória
- Recuperando o objeto: extrapolações volumétricas de found footage
- O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage