Cinema Moderno
Mostrando 13-24 de 50 artigos, teses e dissertações.
-
13. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
14. O mal-estar na visualização e outras estéticas : da imageria do audiovisual pós-moderno
Esta tese propõe, a partir da premissa de que existe um cinema pós-moderno, observar e identificar marcas estéticas e técnicas nos filmes contemporâneos que construam uma imageria audiovisual pós-moderna. Após, procura compreender que sentidos são criados por essa imageria e que figuras comuns do “espírito pós-moderno” estão engendradas nessa
Publicado em: 2011
-
15. Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. C
Publicado em: 2011
-
16. A sociabilidade nas salas de cinema da cinelândia porto-alegrense retratada na Revista do Globo na década de 40 (1940-1949)
O cinema se impôs como elemento formador do espaço urbano das grandes cidades. As majestosas salas de cinema foram erguidas em todas as capitais do Brasil, sendo fruto do interesse coletivo. Em Porto Alegre elas se situaram inicialmente na Rua da Praia, lugar onde se reunia a elite da capital gaúcha, para o footing, conversas em cafés e confeitarias e as
Publicado em: 2011
-
17. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
-
18. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
19. A "DESORDEM" DO TEMPO : as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem / THE "DESORDER" OF TIME : the relations between cinema and History the movie The Hills of Disorder
Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze ("As Potências do Falso") acerca da narrativa neste. Tomad
Publicado em: 2010
-
20. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010
-
21. Eu te amo : a representação do amor pós-moderno no filme de Arnaldo Jabor
Este trabalho tem o objetivo de estudar a representação do amor pós-moderno proposta pelo diretor brasileiro Arnaldo Jabor em sua obra cinematográfica Eu Te Amo (1981). O amor é contemplado por essa pesquisa como uma expressão cultural cujas qualidades são atribuídas pelos valores encontrados no âmbito social e temporal em que está inserida, e ser�
Publicado em: 2010
-
22. Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) - 1900-1940
O tema Lazer, cinema e modernidade: um estudo sobre a exibição cinematográfica em Montes Claros (MG) 1900-1940 refere-se a uma investigação sobre a gênese do circuito exibidor em Montes Claros, e as diferentes formas de lazer que incidiram no espaço público da cidade. Teve como propósito, ainda, refletir sobre como a modernidade configurou-se no mun
Publicado em: 2010
-
23. Inovação pela tradição : narrativa de M. Night Shyamalan em corpo fechado (unbreakable, 2000)
Buscamos analisar como mitologia e quadrinhos se cruzam no filme Corpo Fechado (Unbreakable) de M. Night Shyamalan. Iniciamos investigando a presença do pensamento mítico em nosso inconsciente, condicionando todo agir e pensar humanos. Apontaremos alguns arroubos desses motivos mitológicos no decorrer do tempo, camuflados na arte e na ciência e, por fim,
Publicado em: 2010
-
24. Realidade e ficção no Big Brother e no CQC : a promessa de transparência hiper-realista versus o encobrimento irônico e sedutor do real
A realidade tornou-se tema central de uma série de produtos midiáticos contemporâneos. Em variados meios (cinema, televisão, literatura, mídia impressa), alastram-se objetos que exploram a fronteira entre o real e a ficção e que atendem a um anseio por signos da realidade vivida. Neste trabalho, analisamos dois programas de televisão que refletem o f
Publicado em: 2010