O mal-estar na visualização e outras estéticas : da imageria do audiovisual pós-moderno

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Esta tese propõe, a partir da premissa de que existe um cinema pós-moderno, observar e identificar marcas estéticas e técnicas nos filmes contemporâneos que construam uma imageria audiovisual pós-moderna. Após, procura compreender que sentidos são criados por essa imageria e que figuras comuns do “espírito pós-moderno” estão engendradas nessa estética. Para tanto, conduzo um mapeamento de filmes realizados entre 1980 e 2010, a partir de onde busco compreender os clichês visuais, ou recorrências técnicas e estéticas, que marquem a produção audiovisual contemporânea, a fim de organizar um objeto de análise. Essas recorrências são analisadas dentro de quatro estéticas, categorias de pesquisa dentro das quais relaciono as marcas estéticas e técnicas como formas com as figuras históricas e culturais que caracterizam o período pós-moderno. Nesse percurso teórico-metodológico, lanço mão de uma abordagem de Omar Calabrese e de um constructo teórico que articula, por um lado, as teorias de Fredric Jameson e Zygmunt Bauman sobre a contemporaneidade e, por outro, uma abordagem da imagem e do audiovisual principalmente das perspectivas de Philippe Dubois, Arlindo Machado e Jacques Aumont, assim como da contribuição de Maria Beatriz Rahde e Flávio Cauduro no que tange o apontamento sobre formas pós-modernas nas artes visuais gráficas.

ASSUNTO(S)

pós-modernidade imagery audiovisual cinema contemporâneo audiovisual postmodern movies cultura

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