Cinema Linguagem
Mostrando 1-12 de 254 artigos, teses e dissertações.
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1. UMA CIDADE GRAFADA EM LUZ: O CINEMA NA CRÔNICA JORNALÍSTICA CARIOCA (1894-1922)
RESUMO Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálog
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Cinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashby
RESUMO Ao se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O filme Being There - Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal -, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dime
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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3. Afetos e sentidos no filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins
Resumo O principal objetivo deste ensaio é analisar o filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins, como uma experiência em si mesma. O filme é analisado em diálogo com análises fílmicas recentes que relacionam afeto e linguagem. O foco recai sobre o roteiro do filme, assim como sobre a luz, o som, a cor, o plano, os movimentos de c
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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4. Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea
Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interd
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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5. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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6. Glauber e o cinema escrito de Eduardo Coutinho
Resumo O que a sensibilidade, meio brincalhona, meio algoz - o olho ciclope do Glauber-profeta - traz para o filme Câncer (1968) quando nos apresenta o personagem-personalidade ‘Eduardo Coutinho’, definindo-o como ‘homem do caderninho’? Glauber e Coutinho coincidem na desconfiança da escrita e da teoria. Querem abarcar a expressão numa identidade-
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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7. “Nise, o coração da loucura”: representações femininas em um filme sobre a terapêutica ocupacional
Resumo Introdução Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente sobre as representações das mulheres em filmes latino-americanos contemporâneos, exibidos no cinema, visando identificar possibilidades de empoderamento feminino. O filme analisado neste artigo é Nise – o coração da loucura, que focaliza o trabalho iniciado na década de 1940 pela
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 22/08/2019
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8. E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados
Resumo Este trabalho insere-se em um projeto investigativo no campo das culturas profissionais docentes, com a finalidade de pensar sobre processos de (re)construção de identidades docentes que ocorrem durante os cursos de formação inicial de professores, especialmente professores em formação, da graduação em licenciatura em ciências da natureza da
Educ. Pesqui.. Publicado em: 06/08/2018
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9. Cartografias das margens: estudos sobre a produção experimental dos cinemas argentino e brasileiro
RESUMO Entre o final da década de 1960 e o início da década seguinte, diversos filmes produzidos por jovens cineastas na Argentina e no Brasil radicalizaram a ruptura com a linguagem narrativa clássica e com as estruturas de produção e distribuição, sendo por isso nomeados como Cinema Underground (Argentina) ou Marginal (Brasil). Pouco vistos na épo
Alea. Publicado em: 2018-08
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10. Imaginários no cinema de animação: estetização de corpos na interface do cuidado de crianças e adolescentes
Resumo O artigo objetiva ilustrar como uma produção cinematográfica de animação é capaz de afirmar imaginários sociais e também evidencia a presença destes nas práticas sociais e profissionais nas áreas de educação, saúde e comunicação voltadas para a infância e adolescência. O estudo parte de elementos do repertório imagético de três fo
Saude soc.. Publicado em: 2018-06
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11. Relação médico-paciente idoso no cinema: visões de atendimento
Resumo Este artigo objetiva descrever diferentes visões de atendimento da relação médico-paciente idoso abordada em filmes de ficção. Pesquisou-se filmografia nacional e internacional, buscando filmes de longa-metragem que exibissem cenas em que a relação médico-paciente idoso fosse retratada de diferentes formas. Foi possível identificar nos dez f
Rev. Bioét.. Publicado em: 2017-08
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12. Cinema de intervenção: memória, cumplicidade e incorporação do documentário como linguagem importante ao movimento operário brasileiro dos anos 1970 e 1980
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2017-04