Cinema Latino Americano
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. O BRASIL LITERÁRIO NA FRANÇA (1950-2000): INTERNACIONALIZAÇÃO E ESTUDOS DA RECEPÇÃO
Resumo O presente artigo propõe uma análise da posição das Letras Brasileiras na França. Na verdade, ele é uma continuação dos trabalhos de Pierre Rivas (Rivas, 1976) e Marie-Hélène Torres (Torres, 2001). Sem dúvida, é a eles que devemos a evolução de nossos trabalhos e, ao mesmo tempo, um grande confronto porque parece que a exploração feita
Cad. Trad.. Publicado em: 2017-12
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2. Política, colonização e revolução em O Leão de sete cabeças
Resumo: Produção italiana, realizada no Congo, África, em 1970, O Leão de sete cabeças é, segundo seu diretor, “um ato político-cultural de colaboração com a noção de luta tricontinental”, teorizada pelo guerrilheiro argentino Che Guevara. Considerado aqui como aplicação do manifesto Tricontinental, o filme tornou-se um importante documento
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 2017-08
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3. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde
Este ensaio aborda as produções artísticas de um coletivo colombiano chamado Mujeres Al Borde e busca descrever algumas de suas atividades e as maneiras como produzem e articulam relações entre arte, ativismo e produção audiovisual, abordando aí gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O trabalho trata das relações transnacionais desse col
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
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4. FORMAÇÃO, CAMPO E OCASO: REGISTROS DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA
Resumo No contexto dos estudos da recepção, o artigo traz resultados de uma pesquisa sobre crítica cinematográfica na América Latina por intermédio de pressupostos sociológicos. Formação, campo e um suposto ocaso da função da crítica são elementos-chave para a discussão dos personagens em questão. Assim, com base em entrevistas com críticos d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2013-06
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5. POLITICAL MEMORIES: THE LATIN-AMERICA CINEMA OF THE 60/70 IN ROCHA QUE VOA / POLÍTICAS DA MEMÓRIA: O CINEMA LATINO-AMERICANO DAS DÉCADAS DE 60/70 EM ROCHA QUE VOA
Esta pesquisa investiga as políticas da memória em jogo no documentário Rocha que voa, 2002, em que o diretor Eryk Rocha se volta para o período em que seu pai, Glauber Rocha, ficou exilado em Cuba, em consequência da ditadura militar no Brasil. Não se preocupando em explorar as memórias íntimas e/ou domésticas desta relação filial, o filme opta p
Publicado em: 2010
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6. A proliferaÃÃo de dissidÃncias: desordem cotidiana e trabalho no cinema latino - americano contemporÃneo
In this study, we analyze some narratives of everyday life in Latin American contemporary cinema, regarding the images and representations of work presented in films such as Y tu mamà tambiÃn (2001), Whisky (2004), Silvia Prieto (1999) and Los guantes mÃgicos (2003). We take these as a base from which we can configure wider questions and establish recurre
Publicado em: 2009
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7. As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias / The trips of Salles, Solanas and Sarquís: identity in crossings
Este projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma
Publicado em: 2009
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8. Cinema e transformação social: o Instituto de Cinematografia de Santa Fé (1956-1962)
Este artigo discute o processo de implantação do Instituto de Cinematografia de Santa Fé, na Universidade do Litoral, Argentina, em um momento de crise da cinematografia do continente latino-americano. Identifica a influência do Centro Experimental de Cinematografia de Roma, onde havia estudado seu diretor e fundador, Fernando Birri, e da Escola de docum
História (São Paulo). Publicado em: 2006
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9. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991) / The Cuban Institute for Art and Filme Production (ICAIC) and the cultural policy (1959-1991)
Neste trabalho analisamos a história do Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos, primeiro organismo cultural criado após a Revolução cubana, e seu papel na política cultural, entre 1959 e 1991. Por meio da análise de documentos da política cultural, da revista Cine Cubano, além de depoimentos, críticas e alguns filmes que repercutir
Publicado em: 2006
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10. Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
O presente trabalho é um exercício de análise das práticas culturais relacionadas ao consumo de filmes pelos clientes de videolocadoras da cidade de Natal (RN). Tendo por suporte uma sociologia da prática, especialmente aquela que se desdobra a partir das obras seminais de Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, buscamos, a partir da apreensão das narrativa
Publicado em: 2005
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11. Editorial
Este artigo é um desdobramento da pesquisa de Mestrado "Tropicalismo (1967-1969) e Grupo de Experimentación Sonora (1969-1972): engajamento e experimentalismo na canção popular, no Brasil e em Cuba", e enfoca a relação que se estabeleceu nas décadas de sessenta e setenta entre o Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) e o cine
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2002