FORMAÇÃO, CAMPO E OCASO: REGISTROS DA CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA
AUTOR(ES)
Altmann, Eliska
FONTE
Sociol. Antropol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
Resumo No contexto dos estudos da recepção, o artigo traz resultados de uma pesquisa sobre crítica cinematográfica na América Latina por intermédio de pressupostos sociológicos. Formação, campo e um suposto ocaso da função da crítica são elementos-chave para a discussão dos personagens em questão. Assim, com base em entrevistas com críticos da Argentina, de Cuba e do México, são discutidas questões do tipo: qual o papel específico da crítica nesses países? E qual o seu estado nos dias de hoje em comparação a sua institucionalização nos anos de 1950/1960? Apesar da dificuldade de se chegar a uma definição estrita sobre a instituição "crítica", busca-se 1) valorizar o debate sobre recepção de bens culturais, e 2) compreender certo circuito latino-americano nele inscrito.
ASSUNTO(S)
crítica cinema américa latina teorias da recepção sociologia da cultura
Documentos Relacionados
- Crítica feminista na América Latina
- FORMAÇÃO, GESTÃO, TRABALHO E CIDADANIA CONTRIBUTOS PARA UMA SOCIOLOGIA CRÍTICA DA FORMAÇÃO
- Transitologia, consolidologia e democracia na América Latina: uma revisão crítica
- Inovação E Responsabilidade Na Formação E Na Pesquisa Na América Latina
- A sociologia do crime e da violência na América Latina: um campo fragmentado