Cinema Estados Unidos
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13. Guerra, nação e cinema: uma leitura filmográfica sobre as motivações norte-americanas para a ação beligerante / War, nation and cinema: a filmography reading about the U.S. motives for action belligerent
The United States is a country of tradition belligerent. It is common to find in their public squares and monuments statues of military figures, in addition to reserve specific days to honor them, military parades and ceremonies are displayed in various regions of the country and numerous film productions are performed representing the U.S. involvement in wo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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14. A argumentaÃÃo do jornalismo no cinema: tÃcnica e representaÃÃo em Boa Noite e Boa Sorte. / The argumentation of journalism in the cinema: technique and representation in Good Night and Good Luck.
Este trabalho visa realizar uma anÃlise retÃrica da argumentaÃÃo do jornalismo por meio de excertos da fala proferida pelo personagem do repÃrter televisivo Edward R. Murrow em dois momentos da transmissÃo do programa de TV See It Now, retratado no filme Boa Noite e Boa Sorte (2005), e verificar se o teor destes argumentos Ã, essencialmente, de ordem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/05/2011
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15. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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16. Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper
O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, atrav�
Publicado em: 2011
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17. Bogart duplo de Bogart : pistas da persona cinematográfica de Humphrey Bogart, 1941-46 / Bogart double de Bogart : clues of the screen persona of Humphrey Bogart, 1941-46
As páginas seguintes consistem em uma etnografia histórica do olhar hollywoodiano. Em particular, descreve a sedimentação da persona cinematográfica de Humphrey Bogart (1899-1957) na primeira metade da década de 1940. O foco analítico é duplo: por um lado, está atento às relações de gênero inscritas em suas performances; por outro, procura relac
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2010
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18. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930
Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnica
Educação & Sociedade. Publicado em: 2010-06
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19. Takeshi Kitano um cineasta de dois mundos : Hollywood e o tradicional cinema japonês
Este trabalho tem como objetivo estudar e entender o cinema de Takeshi Kitano através de suas duas influências principais, o cinema hollywoodiano e o cinema tradicional japonês. Para isso, foi primeiramente estudada a cultura do homem atual, dando destaque para o Japão globalizado, onde convivem o passado tradicional e a cultura ocidental e tecnológica
Publicado em: 2010
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20. Capital financeiro e empreendedorismo: considerações sobre o sujeito contemporâneo em Match Point, de Woody Allen / Financial capital and entrepreneurship : considerations on the subject in contemporary Match Pont, by Wood Allen
O objetivo desta dissertação é compreender a configuração do sujeito contemporâneo no filme Match Point (2005), de Woody Allen. Na carreira de Allen, este filme representa o momento de uma espécie de exílio. Por problemas de financiamento nos Estados Unidos, o diretor nova-iorquino vai para a Europa. No centro do capitalismo financeiro, simbolizado p
Publicado em: 2010
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21. O retrato da psiquiatria pelos cinemas norte-americano e brasileiro
INTRODUÇÃO: Em virtude de sua fácil acessibilidade, o cinema parece influenciar bastante a imagem que a sociedade faz da Psiquiatria. OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o retrato da Psiquiatria pelos cinemas norte-americano e brasileiro. MÉTODOS: Sem limite de data, fez-se uma busca bibliográfica manual e nos seguintes banc
Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2010
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22. O copyright, o direito de autor e seus reflexos no direito internacional privado: uma análise do caso John Houston
A propriedade intelectual, bem de crescente valor na era da comunicação, tem proteção inadequada no âmbito internacional devido ao conflito entre os sistemas de Copyright e do Direito de Autor, uma vez que a divergência central entre os sistemas resta na disponibilidade dos direitos morais do primeiro e na indisponibilidade destes direitos no segundo.
Publicado em: 2010
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23. Rebeldia em cena: a juventude transviada no cinema hollywoodiano nas dÃcadas de 1950 e 1960 / Rebellion on scene: the rebel youth in Hollywood cinema on the 1950s and 1960s
O conceito de adolescente, que durante toda a primeira metade do sÃculo XX vinha sendo discutido nos Estados Unidos, ganhou em importÃncia a partir dos anos 1950, quando se percebeu definitivamente que a adolescÃncia se constituÃa em um amplo fenÃmeno cultural e social da sociedade estadunidense. CaracterÃstica marcante daquela geraÃÃo era a contesta
Publicado em: 2009
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24. "Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado
A presente pesquisa, com base no referencial teórico dos Estudos Culturais, inventaria e problematiza discursos musicais presentes no filme Os Simpsons (Estados Unidos, 2007, Estúdio 20Th Century Fox). A escolha do filme se deu pelo fato de que embora seja endereçado a sociedade americana [crianças, jovens e adultos] atinge, também, espectadores brasile
Publicado em: 2009