Cinema E Literatura Teses
Mostrando 25-36 de 38 artigos, teses e dissertações.
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25. Quebra-cabeça: o teatro pós-moderno de Rámon Griffero
Esta dissertação dedica-se à investigação da linguagem pós-moderna desenvolvida pelo dramaturgo e diretor teatral chileno Ramón Griffero nos textos dramáticos "Cinema Utoppia" e "Tus deseos en fragmentos". As análises das duas peças focam principalmente dois tópicos: a construção da memória do período da ditadura militar chilena entre 1973 e 1
Publicado em: 2007
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26. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007
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27. Liberty as pro-gression :: a study of the revolutions idealized in Areopagitica, The marriage of heaven and hell and The matrix
Impressions of truth and liberty are time and space specific. Historically, works of art stand as material manifestations of the physical conversions required by ideologies in their "hailings" of individuals and reminders of those individuals statuses as always-already subjects. Hence, delving into distant texts as sites of expression for these ideologies al
Publicado em: 2007
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28. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007
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29. Leituras de outra Europa: guerras e memórias na literatura e no cinema da Europa Centro-Oriental
Este estudo examina os processos de construção de identidades específicos em narrativas advindas do cinema e da literatura da Europa Centro-Oriental. A partir do trabalho com um "corpus" composto de obras produzidas nas últimas décadas do século XX - textos literários de Ismail Kadaré, Danilo Kis e István Örkény; e os filmes "Antes da chuva", de M
Publicado em: 2006
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30. Manuel Puig e Wong Kar-Wai:: os imbricamentos do kitsch e da memória
Um estudo comparativo entre literatura e cinema a partir de dois objetos culturais que, inseridos no contexto da alteridade, permite-nos visualizar certas características do Kitsch, campo e memória - e a relação de complementariedade com o esquecimento. Observar a relação metonímica de elementos culturais tomados de empréstimo por Wong Kar-Wai da lit
Publicado em: 2006
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31. O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite
Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswal
Publicado em: 2006
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32. Os jogos narrativos e a violência da linguagem nas obras de Bonassi, Aquino, Moreira, Haneke e Von Trier
Neste trabalho, as relações entre literatura, cinema e cultura na atualidade são abordadas por meio da análise da obra Passaporte e do conto "Nossa Senhora Aparecida" , de Fernando Bonassi, da coletânea de contos Famílias terrivelmente felizes, de Marçal Aquino, e dos filmes Contra todos, de Roberto Moreira, Dogville, de Lars Von Trier, e Funny Games,
Publicado em: 2006
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33. Espaços contemporâneos de consagração e disseminação da Literatura Brasileira
Este livro é um estudo sobre três espaços contemporâneos de disseminação e consagração da Literatura Brasileira: a música popular brasileira; os meios de massa; e a escola e a Academia Brasileira de Letras. A partir da coleta e análise de dados sobre a divulgação de autores e obras nesses espaços, observamos o tipo de literatura consumida em cad
Publicado em: 2006
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34. O lugar-sertão: grafias e rasuras
Termo recorrente no imaginário da sociedade brasileira, utilizado, no Brasil, desde a chegada dos portugueses, sertão continua presente no ideário do País, assumindo tamanha amplitude de significações e territorialidades, nos mais de 500 anos de história do Brasil, que recusa conceituações homogeneizantes e delimitações espaciais precisas. São di
Publicado em: 2006
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35. Devir deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane
Visamos mapear um conjunto de relações culturais e literárias que Júlio Bressane extrai ao sobrepor deserto (medieval) e sertão nordestino, no filme São Jerônimo. A imagem atua para recriar o signo dessa grande figura de intelectual e tradutor, realizando uma combinatória entre elementos de sistemas de signos e textos culturais diferentes. O cineasta
Publicado em: 2005
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36. Para ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinema
O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2004