Para ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinema

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/12/2004

RESUMO

O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema, tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia. Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental, a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação. Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto de vista da recepção dos poemas.

ASSUNTO(S)

homero odisséia crítica e interpretação teses. godard, jean-luc 1930- teses angelópoulos, theo teses o desprezo (filme) teses um olhar a cada dia (filme) teses cinema teses. literatura e cinema teses. arte e literatura teses arte grega teses. literatura épica grega teses. ciclope (mitologia grega)

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