Cinema E Linguagem Teses
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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2. Dimensões argumentativas do discurso fílmico: projeções retóricas na tela do cinema
Cette recherche a pour objectif la réflexion à propos des concepts de l.Analyse du Discours et de l Analyse Argumentative et leur adéquation au cinéma, dans ce que nous classifions comme des films narratifs de fiction. Selon la perspective proposée ici, le cinéma apporte un type de discours: le discours filmique. Il présente comme différentiel le fai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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3. O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
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4. A argumentaÃÃo do jornalismo no cinema: tÃcnica e representaÃÃo em Boa Noite e Boa Sorte. / The argumentation of journalism in the cinema: technique and representation in Good Night and Good Luck.
Este trabalho visa realizar uma anÃlise retÃrica da argumentaÃÃo do jornalismo por meio de excertos da fala proferida pelo personagem do repÃrter televisivo Edward R. Murrow em dois momentos da transmissÃo do programa de TV See It Now, retratado no filme Boa Noite e Boa Sorte (2005), e verificar se o teor destes argumentos Ã, essencialmente, de ordem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/05/2011
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5. Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade / Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity
A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem caracter�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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6. A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman / The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman
A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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7. Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2010
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8. Editorial
Publicado em: 2010
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9. Movimentos invisíveis: a estética sonora do cinema de animação
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográfico, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análises das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Publicado em: 2010
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10. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
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11. Trajetórias de Apropriação de Vídeos e Filmes por um Grupo de Professores de Língua Inglesa
A TV e o vídeo já chegaram a ser vistos como ameaça à educação formal, acusados de disseminar um mundo fictício à realidade dos alunos, induzi-los a mergulhar em um mundo violento e de controle de ideologias, além de roubar-lhes tempo que poderia ser gasto estudando. Entretanto, esta visão tem sido substituída à medida que, cada vez mais rápido,
Publicado em: 2010
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12. Trajetórias de apropriação de vídeos e filmes por um grupo de professores de língua inglesa
The TV and the video have already been seen as a threat to formal education, accused of spreading a world out of reality, of inducing students to submerge in a world of violence and ideology controlling, and of taking time that students could use studying. However, this point of view has been replaced as quick as the means of communication and information te
Publicado em: 2010