Cinema Direcao De Arte
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. 1970: pause / play.
Resumo Este artigo aprofunda a trajetória de Hélio Oiticica durante o ano de 1970. Trata-se do momento em que ele retorna de uma série de viagens e trabalhos internacionais em 1969 e se prepara para um longo período vivendo em Manhattan a partir de 1971. Nesse breve interregno carioca, Oiticica simultaneamente faz balanços de seus últimos anos de traba
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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2. Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim.
Resumo O que o filme faz que outras imagens móveis não fazem, quando não são filmes, é fechar-se em copas sobre a duração. Oferece ao espectador um jogo jogado. O filme é uma espécie de tanquinho que bate a matéria do tempo para poder fruí-la torcida, com emoção. Pois um filme, como uma sinfonia, passa em direção a um final que já está dado
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. A personagem adolescente como protagonista em quatro filmes brasileiros contemporâneos
Com o objetivo de estudar a representação do adolescente no Cinema brasileiro em quatro filmes recentes, esta pesquisa teve como base a análise de conteúdo de viés qualitativo para realizar a análise dos signos visuais e sonoros. Após histórico da presença do jovem na tela, são feitas análises sobre as temáticas, a direção de arte e a trilha so
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12
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4. O Cheiro do Ralo : a poética de Lourenço Mutarelli e o processo de transposição para o cinema por Heitor Dhalia / Drain s Smell : the poetics of Lawrence Mutarelli and the transposition to cinema by Heitor Dhalia
Este trabalho se constitui por uma leitura da obra de Lourenço Mutarelli em seu percurso das histórias em quadrinhos até a literatura em busca de uma poética do autor. A transposição de seu primeiro livro, O Cheiro do Ralo, para o cinema, pelo diretor Heitor Dhalia, é analisada de forma a levantar questões narrativas próprias aos dois meios (contrap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/08/2012
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5. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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6. Direção de arte em cinema : O exemplo de fogo (2009), de Hique Montanari
Esta monografia tem como objetivo analisar a direção de arte em cinema com o exemplo do curta Fogo (2009), de Hique Montanari. Busca-se compreender como funciona a execução da produção da arte de um filme, desde o roteiro até o resultado final, e como é o trabalho do diretor de arte em uma produção Para tanto, passaremos pela história da direção
Publicado em: 2011
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7. Expressividade oral no cinema: diálogos com a fonoaudiologia
Esta dissertação teve como objetivo analisar a questão da expressividade oral no cinema a partir de levantamento temático, que partiu de entrevista aberta, com profissionais do meio. O trabalho do ator nesse meio possui demandas específicas. A elaboração de um filme envolve muitos processos, junto às possibilidades tecnológicas e infra-estrutura. O
Publicado em: 2011
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8. Anhembi (1950 - 1962), diante e ao revés: Paulo Duarte e a cristalização do modernismo
Este trabalho consiste em um estudo do mensário "de alta cultura" Anhembi, publicado entre dezembro de 1950 e novembro de 1962 na cidade de São Paulo por Paulo Duarte, que fora amigo de Mário de Andrade, ligado ao grupo d O Estado de S. Paulo, chefe de gabinete do prefeito Fábio Prado e deputado do Partido Constitucionalista. Outras leituras da revista j
Publicado em: 2009
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9. Função musical, acertos e errância na cinematografia publicitária : entre o jugo da estrutura e a epfania pública da imagem / Musical function, hits and wanderings athwart cinema adverts : between the yoke of the structure and the public epiphany of the image
Este trabalho é, em parte, uma exploração do meio publicitário com vista aos modos como a música é empregada em sua cinematografia. Do ponto de vista conceitual, posso dizer que a obra filosófica de Deleuze e Guattari é o ponto de encontro e divergência deste ensaio, que tem, quanto às filosofias da representação, uma postura crítica. À orienta
Publicado em: 2008
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10. Uma dádiva da Bibliotheca Pública Pelotense aos seus leitores de um palmo e meio: a Seção Infantil Erico Verissimo (1945-1958)
Esta dissertação faz uma análise da história da Seção Infantil Erico Verissimo da Bibliotheca Pública Pelotense entre os anos de 1945 e 1958. A Seção Infantil fundada em maio de 1946 atendeu a crianças de escolas públicas e particulares de Pelotas durante mais de 50 anos até ser desativada e transformada em espaço infanto-juvenil pela direção
Publicado em: 2008
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11. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991) / The Cuban Institute for Art and Filme Production (ICAIC) and the cultural policy (1959-1991)
Neste trabalho analisamos a história do Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos, primeiro organismo cultural criado após a Revolução cubana, e seu papel na política cultural, entre 1959 e 1991. Por meio da análise de documentos da política cultural, da revista Cine Cubano, além de depoimentos, críticas e alguns filmes que repercutir
Publicado em: 2006
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12. Uma abordagem do tempo em ostra eo vento Walter Lima Júnior
Neste trabalho, buscou-se explicitar aspectos do processo de codificação na literatura e no cinema. O corpus analisado foi composto pelo livro A ostra e o vento do escritor cearense Moacir C. Lopes (1982) e o filme homônimo, uma adaptação para o cinema, sob a direção do cineasta Walter Lima Júnior (1997). A proposta desta dissertação surgiu da cons
Publicado em: 2006