Uma abordagem do tempo em ostra eo vento Walter Lima Júnior

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Neste trabalho, buscou-se explicitar aspectos do processo de codificação na literatura e no cinema. O corpus analisado foi composto pelo livro A ostra e o vento do escritor cearense Moacir C. Lopes (1982) e o filme homônimo, uma adaptação para o cinema, sob a direção do cineasta Walter Lima Júnior (1997). A proposta desta dissertação surgiu da constatação de uma prática, particularmente entre estudantes, de se substituir a leitura de uma obra literária pela sua correspondente adaptação fílmica. Essa prática, que ignora especificidades de cada linguagem, resolve parcialmente aspectos do conteúdo e ignora, totalmente, questões formais e estruturais, rebaixando a relevância do objeto enquanto criação artística. O processo de codificação em uma dada linguagem faz-se por meio do grau de convencionalidade do modelo artístico em geral e do objeto (artístico) em particular, que se constitui pela norma, pelos desvios da norma, pelo grau de previsibilidade e de informação estética. Assim foram analisados, tanto no livro quanto no filme, procedimentos composicionais utilizados, tendo em vista a identificação dos elementos responsáveis pela significação de cada um dos modelos de arte. Para o estudo da adaptação de uma linguagem à outra, partiu-se do conceito semiótico de modelização de Iuri M. Lotman, segundo o qual um sistema de signos organiza-se como linguagem secundária, ao sobreporse ao nível lingüístico natural (linguagem primária), adquirindo estruturalidade própria para a transmissão da informação, o que seria impossível com os meios de uma estrutura elementar propriamente lingüística. O elemento considerado responsável pela estruturação da linguagem artística e, portanto, portador de informação, tanto no livro quanto no filme, foi o tempo. A análise, no texto verbal, baseou-se no problema do quadro-fronteira na obra artística (Lotman e Boris A. Uspênski), para estabelecer o valor modelizante das categorias de princípio e de fim e explicar a configuração do tempo; no texto fílmico, baseouse nas oposições binárias (V. V. Ivanov), reveladas pelos efeitos cromáticos explorados. O estudo dos mecanismos semióticos, à luz da comparação, torna mais evidentes os procedimentos próprios para cada tipo de arte. Este trabalho, ao abordar a problemática do sistema de codificação, na literatura e no cinema, delineou especificidades de cada um dos sistemas de signos, ressaltando o elemento tempo como o principal portador de significação

ASSUNTO(S)

modelização espaco e tempo no cinema literature semiótica lima junior, walter -- 1938- -- a ostra e o vento (filme) -- critica e interpretacao adaptation modeling literatura codificação adaptação codification comunicacao cinema semiotic cinema

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