Cinema De Animacao
Mostrando 25-36 de 40 artigos, teses e dissertações.
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25. THE DIGITAL ACTOR: A CHARACTER DESIGN PERSPECTIVE / O ATOR DIGITAL: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN DE PERSONAGENS
Esta dissertação tem como objetivo analisar os aspectos de design envolvidos na credibilidade de personagens geradas através de computação gráfica, que operam como efeitos especiais em filmes de ação ao vivo. Para isto, é apresentada a hipótese de que se trata de uma categoria ontologicamente discreta de personagens - propondo-se a nomenclatura ato
Publicado em: 2008
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26. Planejamento de movimento para pedestres utilizando campos potenciais / Pedestrian motion planning using potential fields
A simulação de pedestres representados como humanos virtuais em um mundo sintético é de grande interesse em áreas como cinema, arquitetura e jogos. Esta atividade pode ser definida como navegação em ambientes virtuais e envolve principalmente a especificação do ambiente, a definição da posição inicial do agente, assim como sua posição final (o
Publicado em: 2008
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27. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
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28. Animação computadorizada: a imagem em movimento expandida nos meios de comunicação digitais
A presente dissertação tem como objetivo a pesquisa e mapeamento das mudanças sofri-das pela animação em seus processos criativos e produtivos com o crescente uso da computação e com o surgimento de novos meios de comunicação digitais. Devido à abrangência do termo a-nimação, decidiu-se priorizar uma linha histórico-evolutiva do que conhecemos
Publicado em: 2007
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29. Animação e hipermídia: Trajetória da luz e sombra aos recursos midiáticos
Esta pesquisa centra-se no estudo do cinema de animação e suas relações com a hipermídia. Para isso, elaborou-se um detalhado inventário da animação, situando-a desde as formas elementares as imagens por sombras -, a fotografia, a imagem em movimento e a animação na contemporaneidade, com destaque para novos aportes de linguagem, frente ao recurso
Publicado em: 2007
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30. Pré-visualização de animação tridimensional digital
A pesquisa sobre pré-visualização pretende destacar a necessidade do planejamento para a animação em terceira dimensão digital. Buscou-se reunir estes planejamentos de modo a facilitar para os profissionais, estudantes, amadores e curiosos desta arte, as atividades que tornam o processo de animação 3D mais eficiente no tocante a conseguir resultados
Publicado em: 2007
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31. O Ogro que virou príncipe : uma análise dos intertextos presentes em Shrek
A presente dissertação O OGRO QUE VIROU PRÍNCIPE: UMA ANÁLISE DOS INTERTEXTOS PRESENTES EM SHREK enquadra-se na área de Produção Cultural para Crianças, fazendo uma interface entre literatura infantil e filme direcionado ao público infantil. O objeto deste trabalho são os filmes Shrek I e Shrek II, juntamente com a obra de William Steig, de mesmo t
Publicado em: 2007
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32. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade
A heterossexualidade não é natural, ela é uma condição culturalmente construída que precisa ser constantemente reiterada de modo a ‘normalizar’ os sujeitos. Esta pesquisa assume tal premissa como seu fundamento. No que se refere à perspectiva analítica, alinho-me aos Estudos Culturais em sua vertente pós-estruturalista e recorro a formulações
Publicado em: 2007
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33. E a mídia criou a mulher: como a tv e o cinema constroem o sistema de sexo/gênero
A pesquisa tem por objetivo empreender a análise das matrizes discursivas referentes às mulheres, presentes nos filmes de animação A Bela e A Fera, A Bela e A Fera: O natal encantado, Mulan, Mulan: a saga continua, Shrek e Shrek 2 bem como nos desenhos animados Meninas Superpoderosas e Três Espiãs Demais. Parto do princípio de que os gêneros são con
Publicado em: 2006
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34. ANIMADAS PERSONAGENS BRASILEIRAS: A LINGUAGEM VISUAL DAS PERSONAGENS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO / BRAZILIAN ANIMATED CHARACTERS: THE VISUAL LANGUAGE OF CONTEMPORARY BRAZILIAN ANIMATION CHARACTERS
This paper analyses the communicative aspects of the look of contemporary Brazilian animation short movie´s characters, using resources from Semiology. Animation cinema became an art at the beginning of the 20th century. With the cultural industry, it has cemented lots of characters in spectator´s memories around the world. However, the high expenses of an
Publicado em: 2006
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35. Estratégias digitais para o cinema de animação independente
A presente dissertação é fruto de dois anos de pesquisa que exploraram as atuais possibilidades do cinema de animação dentro do âmbito da tecnologia digital e do uso de computadores pessoais na produção de filmes de animação. As informações aqui contidas se apresentam tanto em forma de manual prático quanto em forma de análises e questionamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2005
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36. Por uma poética do cinema de animação / For a poetic of cinema animation
A proposta dessa pesquisa é estudar os fenômenos poéticos oriundos da linguagem articulada pela cinematografia de animação, ou seja, estudar os processos de significação que subjazem ao modo poético de expressão. Para tanto, selecionamos quatro filmes de animação, de curta-metragem, originalmente projetados para serem veiculados no cinema mas disp
Publicado em: 2005