Cinema De Animacao
Mostrando 13-24 de 40 artigos, teses e dissertações.
-
13. Branca de Neve multimídia: a personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
-
14. O cinema americano segundo South Park
O presente trabalho discorre sobre a inter-relação entre linguagens artísticas. Tem por objetivo analisar a crítica feita ao modelo cinematográfico hollywoodiano pelo seriado de animação South Park através na paródia. A metodologia é dividida em duas etapas. na primeira, será feita uma análise bibliográfica sobre o tema da narrativa clássica ci
Publicado em: 2011
-
15. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CINEMA E BIOPODER: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL
A presente dissertação parte da possibilidade de uma discussão entre os campos de saberes atrelados à educação ambiental e ao cinema. A partir dessa possibilidade o objetivo é analisar discursos produzidos através do corpus discursivo o filme de animação Wall. E que se refere a crise ambiental que vive-se na contemporaneidade. Na pesquisa toma-se c
Publicado em: 2011
-
16. Proposição de um método para avaliação de empresa de computação gráfica: um estudo de caso da dreamworks animation
Avaliar uma empresa nos dias de hoje é algo corriqueiro e relativamente fácil de ser feito, na maioria dos casos, quando a empresa se adequa as metodologias disponíveis. Este trabalho se propõe a avaliar uma empresa que possui características impares, dificultando o uso dos métodos mais tradicionais hoje em uso. A empresa Dreamworks Animation SKG, est�
Publicado em: 15/06/2010
-
17. O cinema de animação de Hayao Miyazaki
O presente trabalho propõe a análise das características do cinema de animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, em especial no filme A Viagem de Chihiro (2001). Partindo de conceitos como diegese e linguagem cinematográfica, estuda-se a estrutura deste filme que melhor resume a obra do diretor. Pesquisa-se, também, a carreira e a biografia desse ci
Publicado em: 2010
-
18. Movimentos invisíveis: a estética sonora do cinema de animação
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográfico, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análises das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Publicado em: 2010
-
19. Categorias de narratividade no cinema de animação : atualização dos valores éticos de Aristóteles segundo Edgar Morin
O potencial comunicativo das produções cinematográficas de animação incita questionamentos acerca do conteúdo vigente em suas narrativas. Apoiando-se nas contribuições de Vladimir Propp acerca da estrutura do conto, a presente pesquisa identifica e discute o discurso ético presente nas produções de animações fílmicas norte-americanas e brasilei
Publicado em: 2010
-
20. Metropolis : the use of jazz music in the animated cinema / Metropolis : o uso do jazz no cinema de animação japones
Este trabalho tem como proposta analisar o uso do jazz no cinema de animação japonês, através de um estudo de caso que tem como objetivo o longa-metragem de animação "Metrópolis" (2001), dirigido por Rintaro, com roteiro de Katsuhiro Otomo, e música de Toshiyuki Honda. A metodologia que escolhemos foi a de estabelecer conexões com a literatura espec
Publicado em: 2009
-
21. DOCUMENTÁRIO ANIMADO: EXPERIMENTAÇÃO, TECNOLOGIA E DESIGN / DOCUMENTAIRE ANIMÉ: EXPERIMENTATION, TECHNOLOGIE ET DESIGN / ANIMATED DOCUMENTARY: EXPERIMENTATION, TECHNOLOGY AND DESIGN
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design na produção das novas mídias. Mostramos também que o documentário animado reacende uma série de debates e reflexões relativas à teoria do documentário e da animação em relação às co
Publicado em: 2009
-
22. The instruction power of animation movies: three experiences in classroom / O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma sociedade da informação e do conhecimento e que prima por uma nova visão de educação: de aprender a pensar, aprender a aprend
Publicado em: 2008
-
23. Motion graphics: language and technology - annotations for an analysis methodology / Motion graphics: linguagem e tecnologia - anotações para uma metodologia de análise
Estudo da produção de motion graphics como um fenômeno original de linguagem e tecnologia, visando o levantamento de subsídios para uma metodologia de análise adequada à produção da área. A pesquisa aborda aspectos projetuais e propõe três grandes dimensões estruturais para o entendimento do motion graphics: a dimensão da matemática e da comput
Publicado em: 2008
-
24. A infância no currículo de filmes de animação: poder, governo e subjetivação dos/as infantis
Esta dissertação tem como objetivo analisar as subjetividades disponibilizadas por quatro filmes infantis de animação produzidos pela Disney e pela Pixar: Toy Story (1995), Monstros S.A (2001), Procurando Nemo (2003) e Os Incríveis (2004). Com base na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, que trabalha com os conceitos retirados da obra de
Publicado em: 2008