THE DIGITAL ACTOR: A CHARACTER DESIGN PERSPECTIVE / O ATOR DIGITAL: UMA PERSPECTIVA DE DESIGN DE PERSONAGENS
AUTOR(ES)
DANIEL RISI VIANNA CRESPO
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo analisar os aspectos de design envolvidos na credibilidade de personagens geradas através de computação gráfica, que operam como efeitos especiais em filmes de ação ao vivo. Para isto, é apresentada a hipótese de que se trata de uma categoria ontologicamente discreta de personagens - propondo-se a nomenclatura atores digitais para designá-la - cujo processo de design se baseia em três contextos de desenvolvimento: os níveis diegético, imagético e tecnológico. Essa proposição é investigada através da metodologia do estudo de caso, utilizando-se a criatura Gollum, da trilogia cinematográfica O Senhor Dos Anéis (2001-2003). A análise das variáveis intrínsecas a cada um dos contextos citados indica que, de fato, essas personagens clamam por uma abordagem original de design, sugerindo novos papéis e novas habilidades para o designer.
ASSUNTO(S)
cinema animacao animation design de personagens movie visual effects computer graphics character design computacao grafica efeitos visuais
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- The actor playing
- Archaeology of the actor : characters and heteronyms
- Portifólio Digital: uma proposta para a comunicação de design de moda em meios digitais
- Educação digital: uma perspectiva de inclusão no cotidiano da escola
- Design de interação para TV Digital: convergência das mídias e o Sistema Brasileiro de TV Digital