Cinema Brasil Teses
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Helena Solberg: trajetória de uma documentarista brasileira
Esta tese percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg, que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos nos últimos 47 anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Cinema Novo; Trilogia da Mulher; fase política; e o encanto pela expressão da palavra em sua fase atual. O objetivo foi demonstra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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2. Sertões do mundo, uma epistemologia
A ideia de sertão é bastante difundida nas imagens do senso comum, dos saberes populares, das ciências, das artes verbais, da literatura, do cinema, das partes plásticas, da música, dentre muitos outros saberes., O conceito de sertão, entretanto, salvo do ponto de vista físico, é pouco estudado. As imagns do sertão, dispersas nos mais diversos saber
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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3. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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4. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
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5. O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-m
Publicado em: 2010
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6. A quasi-ciência da vida e o sentido de realidade no filme e de filme na realidade: o bandido e o documentário no Brasil
This work is to analyze three Brazilian documentaries and investigate how effective the representation of the villain in Brazillian cinema. Starting from a context in which cultural artifacts observed in a national setting is not simplistic agent of wrongdoing, the paper studies the speeches and film tries to show that such representation would constitute a
Publicado em: 2010
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7. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
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8. Uma nova versão: análise dos Elementos de Ficção Presentes nos Cinejornais de João Gonçalves Carriço
O estudo aqui proposto visa verificar a construção de personagens políticos nos documentários e cinejornais apresentados pelo cineasta mineiro João Gonçalves Carriço no período de 1930 a 1950. A pesquisa pretende identificar o caráter ficcional das produções do diretor e mostrar quando a câmera da Carriço Film pretende criar um clima de projeç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2009
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9. Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles, de a grande arte até abril despedaçado
Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographic production is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released
Publicado em: 2007
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10. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
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11. Adhemar Gonzaga e a Cinédia: imagens de um país que dança
Foi no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 que Adhemar Gonzaga inaugurou um outro papel para si mesmo dentro da história do cinema brasileiro. Dessa data em diante, ele não mais apenas escreveu e liderou campanhas a favor do cinema na imprensa, fundamentalmente em Cinearte, a revista de cinema por ele concebida e criada em 1926: ele fez cinema. Com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2006
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12. O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite
Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswal
Publicado em: 2006