Cinema And History
Mostrando 13-24 de 90 artigos, teses e dissertações.
-
13. Guerra, nação e cinema: uma leitura filmográfica sobre as motivações norte-americanas para a ação beligerante / War, nation and cinema: a filmography reading about the U.S. motives for action belligerent
The United States is a country of tradition belligerent. It is common to find in their public squares and monuments statues of military figures, in addition to reserve specific days to honor them, military parades and ceremonies are displayed in various regions of the country and numerous film productions are performed representing the U.S. involvement in wo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
-
14. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
15. Din, don, don: Mestre Paraná e o Grupo Folclórico de Capoeira São Bento Pequeno (1950-1960) / Din, Don,Don: Mestre Paraná and the grupo folclórico de capoeira São BentoPequeno (1950-1960)
Este trabalho questiona a construção da memória e da história da capoeira no Rio de Janeiro na segunda metade do século XX. A capoeira como manifestação cultural é tema de um crescente número de trabalhos artísticos, desde peças de teatro, filmes para o cinema, bem como de ações do governo, com destaque para seu tombamento como "patrimônio imat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/01/2011
-
16. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
17. Eficácia política de uma crítica: Paulo Emílio Salles Gomes e a constituição de uma teia interpretativa da história do cinema brasileiro
This work aims to contribute to theoretical and methodological analysis of writing the history of Brazilian cinema. The object of this study the trilogy of articles in Cinema: the trajectory of underdevelopment regimented, the critic and historian Paulo Emílio Salles Gomes, seeks to understand the process of setting up a web interpretative history of our fi
Publicado em: 2010
-
18. Television Images and Teaching of History: Social Representations and Historical Knowledge / Imagens televisivas e ensino de História: representações sociais e conhecimento histórico
This research had as goal the understanding of the forms for which the use of the images in movement (of movies and televising) in the lessons of History can intervene with the construction of the historical knowledge of the pupils of Average Ensino by means of possible alterations in its set of social representations. For in such a way, a methodology was de
Publicado em: 2010
-
19. A "DESORDEM" DO TEMPO : as relações entre cinema e história a partir do filme Serras da Desordem / THE "DESORDER" OF TIME : the relations between cinema and History the movie The Hills of Disorder
Este trabalho propõe, a partir de uma análise das estratégias narrativas do filme Serras da Desordem (TONACCI, 2006) e seus desdobramentos, uma abordagem das relações entre Cinema e História que enfoca o cinema moderno de acordo com as considerações de Pasolini ("Cinema de Poesia") e Deleuze ("As Potências do Falso") acerca da narrativa neste. Tomad
Publicado em: 2010
-
20. A revolução em película : uma reflexão sobre a relação cinema-história e a Guerra Civil Espanhola
A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre a relação Cinema-História. O cinema encontrou dificuldades para ser aceito como fonte pelos historiadores, devido à caracterização e à qualificação desta fonte, bem como pelo seu despreparo para analisá-las. Este trabalho problematiza a relação cinema-história, suas possibilidades de intera�
Publicado em: 2010
-
21. A experiência do cinema japonês no bairro da Liberdade / The experience of the japanese cinema in the Liberdade district - SP
In this ethnography, the Japanese cinema which was shown in the city of São Paulo between 1950 and 1980 is evoked in the memories of old-time movie goers of the Liberdade district. This investigation focuses on the local meanings attributed by both nikkei and non-nikkei audiences to Japanese films, to Liberdades cinemas and to the experience of frequenting
Publicado em: 2010
-
22. História e cinema : o tempo como representação em Lucrecia Martel e Beto Brant / History and cinema : the time like rep representation in Lucrecia Martel and Beto Brant
O tema central investigado nesta tese está relacionado ao conceito de tempo, tão necessário para a construção do discurso histórico. Esse foi proposto devido a um diagnóstico impetrado sobre a cinematografia argentina recente, desenvolvida no chamado Nuevo Cine Argentino, cuja característica mais importante para a pesquisa é a elaboração de suas o
Publicado em: 2010
-
23. PROJECT TO THE NATION ON PAGES CINEARTE: THE CONSTRUCTION OF THE PICTURE BOOK LIGHT / PROJETO À NAÇÃO EM PÁGINAS DE CINEARTE: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE IMAGENS LUMINOSAS
This paper deals with the debate about the development of the Brazilian educational film project from its diffusion in the magazine Cinearte between the years 1926 and 1932. The subject and object are studied in the context of renewal of the pedagogical ideas in the First Republic, the fruit of the New School movement and the Manifesto of the Pioneers of Edu
Publicado em: 2010
-
24. Cinematic representationsof the crisis in Argentina (1999-2004) / Representações cinematográficas da Argentina em crise (1999-2004)
No final dos anos 1990 e início do século XXI, o cinema argentino viveu uma vigorosa retomada na produção nacional com o surgimento de novos realizadores, conquistando diversos prêmios em festivais e ampla repercussão internacional. Este cinema atraiu o interesse da crítica e do público devido a uma série de fatores, entre os quais cabe destacar uma
Publicado em: 2010