Cinema Alemanha
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. O Cinema e as Teorias de Limpeza Racial nos Estados Unidos da América, União Soviética e Alemanha Nazista: Doutrinação e Extermínio
Parte do livro:As doenças e os medos sociais
Autor(es): Pereira, Wagner Pinheiro
Editora Fap-Unifesp. Publicado em: 2012
-
2. Education, school and advanced modernity through the lens of the cinema / Educação, escola e modernidade avançada através das lentes do cinema
Esta dissertação busca analisar como diferentes países discutem e representam a escola pública em tempos de modernidade avançada através do cinema. Selecionamos filmes que, a partir da década de 1980, apontam vários desafios à Educação a partir de uma configuração sócio-economica posta em conflito com os termos das práticas e condutas do neoli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2011
-
3. 1989 e as consequências: as representações da ausência no cinema pós-muro
Parece estranho à primeira vista tratarmos do tema da ausência, tão caro à antropologia, à semiótica e às artes. Para tanto, procederemos inicialmente a uma breve conceituação do termo, para depois passarmos a um curto panorama da produção cinematográfica dos últimos 20 anos na Alemanha, que geralmente acompanha tendências semelhantes na litera
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011
-
4. Expressionistic aspects in some works by Tenessee Williams and by other american authors
A presente dissertação se propõe a traçar o desenvolvimento do Expressionismo desde sua origem na Alemanha da década de 1910 até o teatro estadunidense da década de 1920, assim como a influência desse movimento de vanguarda na obra do dramaturgo americano do pósguerra, Tennessee Williams. Para esse fim, a relação entre artes visuais, teatro, liter
Publicado em: 2010
-
5. Arquitetura, cidade e cinema: vanguardas e imaginário / Architecture, city and cinema: avant-Gardes and imaginary
Nas primeiras décadas do século XX, em um contexto cultural caracterizado por experimentações, redefinições e rupturas, no qual se desenvolveram as chamadas vanguardas artísticas européias, arquitetura, cidade e cinema estabeleceram entre si diferentes formas de interlocução, inclusive a criação de arquiteturas e cidades destinadas exclusivamente
Publicado em: 2010
-
6. Antes da Queda do Muro, além dele e sem ele: A estética emergente em Die neuen Leiden...
Nesta análise do romance Die neuen Leiden des jungen W. (1973) em sua intertextualidade com os romances de Goethe, Defoe e Salinger, sugere-se que o texto de Plenzdorf cria um universo estilístico e ideológico instigante a uma produção inserida no contexto literário do Realismo Socialista dos anos 70 na Alemanha Oriental. Vinte anos após a Queda do Mu
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2010
-
7. Verdades inventadas - Pinturas de cenas / Verdades inventadas - pinturas de cenas
Esta dissertação tem como objeto de estudo a minha produção de pintura entre os anos de 2006 e 2008 e as relações que esta estabelece com as séries produzidas anteriormente durante minha permanência na Alemanha. O vínculo entre estes trabalhos dá-se principalmente através do uso da fotografia - da sua manipulação e posterior releitura através d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/06/2009
-
8. Imagem e técnica como itinerários das ciências sociais: considerações sobre o cinema de Leni Riefenstahl
Após um breve excurso pelos aspectos sociais e históricos da época em que Leni Riefenstahl dirigiu suas obras mais conhecidas, pretende-se destacar a maneira como a cineasta lidou com as imagens dos atletas nos filmes sobre os Jogos Olímpicos de 1936, conhecido como Olympia (1938). A idéia é explorar a discrepância entre essas duas datas, a da realiza
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2009-10
-
9. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
-
10. A ORGIA DOS SENTIDOS A construção do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl
O presente trabalho visa o estudo histórico das significações e construções do corpo no documentário Olympia (ALE, 1938), da diretora alemã Leni Riefenstahl. O filme retrata os Jogos Olímpicos de Berlim, ocorridos dois anos antes em pleno regime nazista. Nesse evento, Adolf Hitler promoveu uma intensa mobilização para propagar uma imagem da Alemanh
Publicado em: 2008
-
11. A geography of the cinema: urban images / Uma geografia do cinema: imagens do urbano
A presente pesquisa constitui uma análise sobre o Cinema a partir de um olhar geográfico, ou seja, identificando a maneira como o Cinema constrói a espacialidade de suas imagens e averiguando seus porquês, que estão vinculados à discussão de aspectos da experiência espacial do urbano na modernidade. Para tal feito, alguns filmes de diferentes épocas
Publicado em: 2008
-
12. A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair
Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979
Publicado em: 2008