A geography of the cinema: urban images / Uma geografia do cinema: imagens do urbano

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente pesquisa constitui uma análise sobre o Cinema a partir de um olhar geográfico, ou seja, identificando a maneira como o Cinema constrói a espacialidade de suas imagens e averiguando seus porquês, que estão vinculados à discussão de aspectos da experiência espacial do urbano na modernidade. Para tal feito, alguns filmes de diferentes épocas e lugares são analisados: Um Homem com uma Câmera (Chelovek s Kino-Apparatom, direção de Dziga Vertov, 1929, URSS). M O Vampiro de Düsseldorf (M, direção de Fritz Lang, 1931, Alemanha). O Processo (The Trial, direção de Orson Welles, 1962, França, Itália e Alemanha) Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, direção de David Lynch, 2001, USA) Justifica-se a pesquisa pela abertura de possibilidades de discussões epistemológicas e ontológicas advindas da relação entre esses dois campos de conhecimento no sentido de contribuir para a compreensão da geograficidade da vida urbana. São analisadas as relações entre a geograficidade dos filmes (a espacialidade de suas imagens) e a geograficidade de fato vivida pelos habitantes de centros urbanos nas épocas de produção dos filmes. A pesquisa parte da análise dos filmes, relacionando-os com bibliografia condizente. Trata-se de tentar compreender o mundo urbano moderno a partir do modo como os filmes são construídos, especialmente em suas geograficidades

ASSUNTO(S)

cinema urbano cidades e vilas no cinema urban critica cinematografica geografia urbana geography geografia

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