Ciencia Intuitiva
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13. Avaliação do uso de realidade virtual na robótica
Este trabalho consiste no estudo de técnicas de robótica e de Realidade Virtual (RV) para desenvolver um simulador que possa ser empregado nas escolas de robótica, possuindo uma visualização adequada e uma forma de interação simples e intuitiva. Para isto, foi desenvolvido um Ambiente Virtual (AV), em linguagem C++, utilizando OpenGL. Foram incorporad
Publicado em: 2007
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14. Normalpaint: uma ferramenta interativa de pintura de normal maps em modelos 3D
Este trabalho apresenta um novo modelo de criação e alteração de mapas de normais, usando uma interface intuitiva que se assemelha a um sistema de pintura. Estes mapas são cruciais para aplicações gráficas, processadas em tempo real, que buscam maior realismo visual. Principalmente jogos digitais atuais se utilizam desta tecnologia, permitindo recria
Publicado em: 2007
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15. Teoria laneana: a univocidade radical aliada à dialética-materialista na criação da psicologia social histórico-humana
O texto apresenta o corpo teórico-metodológico que Sílvia Lane criou, ressaltando os seus pressupostos epistemológicos e ontológicos e demarcando os grandes momentos do seu processo de configuração. Um processo dialético que avança incorporando novos conhecimentos sem abandonar o anterior, mas unindo-os na produção de algo novo. Essa metodologia "
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2007
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16. Burst TCP: an approach for benefiting mice flows
O Transmission Control Protocol (TCP) à responsÃvel pelo serviÃo de transporte confiÃvel de dados da pilha TCP/IP e por carregar mais de 90% de todo o trÃfego da Internet. Adicionalmente, a estabilidade e a eficiÃncia dos mecanismos de controle de congestionamento do TCP tÃm sido extensivamente estudadas e jà sÃo conhecidas na comunidade de redes. E
Publicado em: 2007
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17. De Girolamo Fracastoro a Archie Cochrane: da instituição privilegiada à medicina baseada em evidências.
Este ensaio de natureza histórica, teve como objetivo a revisão de trabalhos e reflexões de vários autores da área de saúde, desde a Renascença até a data atual, visando os primórdios e a compreensão crítica da atual tendência denominada Medicina Baseada em Evidências. Procuramos compreender se, malgrado os grandes avanços científicos e tecnol
Publicado em: 2006
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18. Um estudo de utilização de equipamentos de realidade virtual imersiva associados a um sistema de apoio no ensino de poliedros convexos / A study on the use of equipaments of immersive virtual reality associated to a suport system in the teaching of convex polyhedron
O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual Imersiva (RVI) no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao u
Publicado em: 2005
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19. Geometria fractal: perspectivas e possibilidades no ensino de matemática / Fractal Gemetria: perspectives and possibilities in the mathematics education
A Geometria Fractal é um ramo novo da Matemática que vem sendo estudado desde sua descoberta nos anos sessenta por Benoit Mandelbrot. Por se tratar de uma geometria essencialmente intuitiva, muito se tem comentado a respeito da possibilidade de sua introdução ainda no Ensino Fundamental e Médio de nossas escolas. Assim, um grande número de atividades e
Publicado em: 2005
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20. Meta-modelo para o processo de sistemas com RV pautado por enfoque no usuário, iteratividade de projeto e critérios de usabilidade.
O crescimento contínuo da área de Interação Humano-Computador tem causado o surgimento de abordagens para melhor corresponder às necessidades dos usuários, concernentes não somente aos fatores de funcionalidade dos sistemas interativos, os quais são o principal foco da área de Engenharia de Software, mas também aos fatores de interatividade desses
Publicado em: 2004
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21. Reuso de componentes para interfaces com realidade virtual apoiado pelo ambiente GaCIV.
A Realidade Virtual (RV) permite que a interação humano-computador possa ocorrer de maneira mais natural e intuitiva, já que o usuário pode transmitir o conhecimento que ele possui do mundo real para o mundo virtual. Isso beneficia a usabilidade do sistema pois o usuário, ao sentir-se dentro de um ambiente que se pareça com o mundo real, pode se situar
Publicado em: 2003
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22. Batalha do Jenipapo: uma modelagem em realidade virtual
Este trabalho propÃe uma metodologia para o desenvolvimento de conteÃdo histÃrico para a Web utilizando diversas mÃdias e realidade virtual. A proposta desta metodologia inicia-se com uma investigaÃÃo da expressividade de cada mÃdia, seguida de uma avaliaÃÃo das alternativas disponÃveis de ferramentas para sua criaÃÃo e ediÃÃo. As componentes d
Publicado em: 2003