Meta-modelo para o processo de sistemas com RV pautado por enfoque no usuário, iteratividade de projeto e critérios de usabilidade.
AUTOR(ES)
Milena Marquezin Olher
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
O crescimento contínuo da área de Interação Humano-Computador tem causado o surgimento de abordagens para melhor corresponder às necessidades dos usuários, concernentes não somente aos fatores de funcionalidade dos sistemas interativos, os quais são o principal foco da área de Engenharia de Software, mas também aos fatores de interatividade desses sistemas. Nesse contexto, a tecnologia de Realidade Virtual se apresenta como uma proposta de mudança para o desenvolvimento de interfaces mais avançadas, no que diz respeito à interação humano-computador, oferecendo modos de interação mais inerentes aos seres humanos para atender às expectativas dos usuários de sistemas interativos por uma interação mais natural e intuitiva, bem como envolvendo recursos e estudos nos mais diversos ramos do conhecimento. Dessa forma, embora tenha evoluído significativamente, seu emprego em sistemas interativos ainda apresenta desafios a suplantar, dentre eles analisar e melhor formalizar o processo de sistemas com Realidade Virtual nas práticas das áreas de Interação Humano- Computador e Engenharia de Software. Porém, pesquisas que detalhem o processo de sistemas com Realidade Virtual de tal forma que seus benefícios sejam explorados são pouco encontradas na literatura. Este trabalho propõe um meta-modelo para o processo de sistemas com Realidade Virtual, identificando as especificidades desses sistemas e as implicações existentes no seu processo, apresentando e analisando criticamente as metodologias citadas na literatura para o processo de sistemas com Realidade Virtual, bem como identificando os modelos de processo da Engenharia de Software e as abordagens da Interação Humano-Computador que melhor atendem às implicações identificadas no processo desses sistemas, as quais se apresentam como enfoque no usuário, iteratividade de projeto e usabilidade.
ASSUNTO(S)
ciencia da computacao usabilidade processo de desenvolvimento para ambientes virtuais realidade virtual interação homem-máquina engenharia de software
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=315Documentos Relacionados
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