Normalpaint: uma ferramenta interativa de pintura de normal maps em modelos 3D
AUTOR(ES)
Maurício Bammann Gehling
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho apresenta um novo modelo de criação e alteração de mapas de normais, usando uma interface intuitiva que se assemelha a um sistema de pintura. Estes mapas são cruciais para aplicações gráficas, processadas em tempo real, que buscam maior realismo visual. Principalmente jogos digitais atuais se utilizam desta tecnologia, permitindo recriar o visual complexo de um modelo geométrico tridimensional com muitos polígonos, em um modelo simplificado. Desta forma o jogo utiliza somente o modelo mais leve para processar, mas consegue renderizar detalhes no objeto que criam a ilusão de complexidade geométrica. O processo original de criação deste mapa de normal (também conhecido como normal map), é muito trabalhoso. Um artista deve criar o modelo otimizado que será utilizado pelo jogo, além de outro modelo que contém tantos detalhes geométricos quantos forem desejados. Este último modelo servirá apenas como base para a criação do normal map, utilizando algum software 3D que contenha uma ferramenta para este fim. Da comparação entre os modelos, o mapa de normais é criado, sendo então aplicado no modelo mais simples, que é renderizado com o detalhamento que o normal map representa. Este trabalho apresenta um modelo computacional que propõem eliminar conceitualmente a necessidade da criação do modelo geométrico mais detalhado, possibilitando a criação do normal map diretamente no objeto. Desta forma, o artista cria somente o modelo mais simples e pinta nele o efeito das alterações das normais visualizando o resultado. Nesta dissertação apresenta-se detalhes do modelo, o protótipo desenvolvido que visa validar o conceito de pintura de normal maps, e discute-se os resultados obtidos
ASSUNTO(S)
paint computação gráfica jogo ciencia da computacao computador computação gráfica 3d engine normal map 3d objects processamento digital textura mapa de normal imagem digital games
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=376Documentos Relacionados
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