Carnaval Arte
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1. A fantasia decorativa da modernidade dos incultos, malcriados e desviados
Resumo A arte decorativa, com seu pressuposto de criar coisas de fantasia ornamental, costumou estar alijada dos debates sobre modernismos no Brasil, apesar de sua ação significativa para os processos de modernidade. Diante de sua natureza polissêmica, muitas manifestações de cunho popular podem estar nela incluídas, produzidas por atores ausentes da h
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Pistas para uma Cartografia Performativa da ‘Nova Direita’ (2015-2019)
Resumo: O trabalho busca tecer uma reflexão a partir do revés da performatividade, ao cartografar a estetização da política e a politização da arte, produzida a partir da ascensão da nova direita no Brasil recente, permeando aspectos de sua performatividade. Em conclusão, são discutidas questões adjacentes à carnavalização, a partir das estrat�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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3. Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnaval.
Resumo O autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, t
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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4. Bakhtin, Pushkin e a cocriatividade daqueles que compreendem
RESUMO Do início (1919) até o final de suas publicações (1972), Mikhail Bakhtin escreveu frequentemente a respeito da força da criatividade. Isso foi um tema secundário, mas também uma variante livre e valorativa de seus grandes temas, como dialogismo, cronotopo, carnaval, grande tempo. A definição de Bakhtin que colabora para distinguir o dado, que
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-12
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5. A criação de alegorias de carnaval : das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição
This research provides a comparative analysis among the creation processes of carnival floats, mathematical modeling procedures, mental models and ethnomathematics. It was found, through interviews with the carnival, the responsible person for designing and building floats for a samba school parade that these procedures are closely linked. It was also indica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2012
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6. Personalidade artística nos negócios mundanos: a celebração do "gosto do povo" em Joãosinho Trinta
Ao escrever Mozart: a sociologia de um gênio e A Peregrinação de Watteau à Ilha do Amor, Norbert Elias deixou importante legado ao tratamento sociológico da formação das subjetividades artísticas e das expressões estético-culturais, a partir do problema em torno da relação entre transformação e conservação sócio-históricas, mas do ponto de
Soc. estado.. Publicado em: 2012-12
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7. Os bonecões no carnaval de Atibaia : uma experiência em arte-educação / Atibaia s giant dummies carnival : an art-education experience
The intention of this work can be justified in its essence: it is an experiment in art education. It highlights proposals of activities with realistic goals, closer to the student s universe and that can be undertaken within the classroom. In this sense, sensitive education - stimulated by the experience and close observation of our everyday life, the contem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
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8. Seis passeios pelas praias de uma ficção: notas sobre algumas movimentações de drag queens na cidade do Rio de Janeiro / Six walks in a fictional beaches: notes on some drives of drag queens in the city of Rio de Janeiro
O presente trabalho tem por objetivo traçar breves notas sobre algumas movimentações de drag queens e outras artistas da travestilidade que tiveram lugar na cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2009 e 2010. Através de um trabalho de observação participante, foram selecionados alguns locais e espetáculos que poderiam ser representativos desta categori
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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9. O Cacique do Candeal : estudo da trajetória artistica de Carlinhos Brown e de suas relações com o mercado da música / The Cacique of Candeal : a study about the artistic trajectory of Carlinhos Brown and his relations with the music market
A partir da década de 1980, configurou-se em Salvador, Bahia, a cena musical da axé music, que se caracteriza por acolher canções de diversos estilos e ritmos produzidos para o carnaval de Salvador e executados por bandas de trio elétrico e bandas afro percussivas. Esta produção notabilizou-se no Brasil, principalmente após a eclosão do samba-reggae
Publicado em: 2010
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10. Impasses in the exercise of feminity and motherhood in the triptych La Faiseuse D Anges by painter Pedro Weingartner (1853-1929) / Impasses no exercicio da feminilidade e da maternidade no triptico La Faiseuse D Anges do pintor Pedro Weingartner (1853-1929)
Esta tese constitui uma pesquisa em história da arte, relativamente ao tríptico intitulado La Faiseuse D Anges (A fazedora de anjos), de autoria do artista brasileiro e filho de imigrantes alemães, Pedro Weingärtner (1853-1929). É objetivo geral desta tese relacionar, analisar e propor uma leitura crítica acerca dos aspectos picturais, sociais, cultura
Publicado em: 2009
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11. Mapa pictográfico da cultura ribeirinha da Amazonia Paraense: tradições e midias
Esta pesquisa situa-se no universo das Cartografias Pictográficas e tem como carta de itinerário o ciclo de festas populares dos caboclos ribeirinhos da Amazônia Paraense.Tem como objetivo criar um novo conjunto de imagens sobre a Amazônia e, através da divulgação nos meios de comunicação, inserir estas paisagens no imaginário do resto do Brasil. E
Publicado em: 2005
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12. As cores da revolução : a literatura de Jorge Amado nos anos 30
Esta dissertação pretende investigar as particularidades com que a questão racial foi abordada e tematizada pelo escritor Jorge Amado (1912-2001), em seus romances da década de 1930: País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), lubiabá (1935), Mar Morto (1936) e Capitães da Areia (1937). Para tanto, estas obras buscaram ser analisadas à luz, d
Publicado em: 2004