Pistas para uma Cartografia Performativa da ‘Nova Direita’ (2015-2019)

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Estud. Presença

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/10/2019

RESUMO

Resumo: O trabalho busca tecer uma reflexão a partir do revés da performatividade, ao cartografar a estetização da política e a politização da arte, produzida a partir da ascensão da nova direita no Brasil recente, permeando aspectos de sua performatividade. Em conclusão, são discutidas questões adjacentes à carnavalização, a partir das estratégias da alegria, analisadas em Belo Horizonte e seu carnaval de rua, como vislumbre estético-político em meio ao barril de cópias mal forjadas da nova direita, caracterizada pela estratégia da guerra híbrida, marco da falsificação da história, como táticas para a disputa de território geopolítico.Abstract: This paper aims to weave a reflection from the performativity setback, when charting the politics’ aestheticization and art’s politicization, produced from the rise of the new right in recent Brazil, permeating aspects of its performativity. In conclusion, it is discussed aspects concerning the carnivalization, from the joy’s strategies analyzed in Belo Horizonte and its street carnival. This is like an aesthetic-political glimpse amidst the new right’s ill-forgedbarrel of copies, characterized by the strategy of the hybrid war, a mark of History’s falsification, as tactics for geopolitical territory dispute.

Documentos Relacionados