Impasses in the exercise of feminity and motherhood in the triptych La Faiseuse D Anges by painter Pedro Weingartner (1853-1929) / Impasses no exercicio da feminilidade e da maternidade no triptico La Faiseuse D Anges do pintor Pedro Weingartner (1853-1929)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta tese constitui uma pesquisa em história da arte, relativamente ao tríptico intitulado La Faiseuse D Anges (A fazedora de anjos), de autoria do artista brasileiro e filho de imigrantes alemães, Pedro Weingärtner (1853-1929). É objetivo geral desta tese relacionar, analisar e propor uma leitura crítica acerca dos aspectos picturais, sociais, culturais e historiográficos das representações constantes no tríptico, integrante do acervo da Pinacoteca de São Paulo. O artista percebe a mulher como o centro da sociedade - um pilar - e o lugar capital do casamento em sua vida, como fator de reconhecimento. A injunção desse status quo está nos detalhes dos objetos e da cena de carnaval e dos interiores que Weingärtner propositalmente colocou em sua composição, ao reproduzir essa realidade cotidiana, característica da pintura de gênero do século XIX, em toda a Europa.Entende-se que a simbologia e a sugestão foram sua primeira opção de linguagem. Depois, apoiou-se na obra literária Fausto, de Goethe, que permeia as três partes do tríptico. O título enigmático, relativo às abortadeiras, colocava em pé de igualdade todo tipo de prática que, de alguma forma, tentasse prejudicar a vida de um novo ser em geração. Pedro Weingärtner criou um tríptico sob um clima prejudicial em relação ao nascimento, resolveu sugerir o abandono e o colocou em posição igualitária ao crime de infanticídio

ASSUNTO(S)

maternidade artes plasticas women femininity infanticidio maternity feminilidade mulheres art fine art infanticide arte - historia

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