Canto Popular
Mostrando 13-24 de 49 artigos, teses e dissertações.
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13. Educação, trabalho e hegemonia na Região Metropolitana de Campinas : uma análise da ação estratégica do "terceiro setor" e suas implicações político-pedagógicas / Education, work and hegemony in the Metropolitan Region Campinas : a review of the strategic action of the "third sector" and its political and pedagogical implications
Esta dissertação toma por objeto de pesquisa a ação pedagógica desenvolvida pelo "terceiro setor" na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Tendo por objetivo a análise crítica dos projetos desenvolvidos pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC) e do Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP), procuramos entendê-los à
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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14. O SERTÃO DE PATATIVA DO ASSARÉ. / THE SERTÃO OF PATATIVA OF ASSARÉ.
O objetivo da presente dissertação foi analisar a obra Cante cá que eu canto lá- Filosofia de um trovador nordestino (1978), de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. A partir da abordagem desta obra pelo viés da teoria cultural desenvolvemos um estudo histórico-cultural e literário, no qual o poeta do Assaré desvenda características p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
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15. As relações entre entoação frasal e melodia de músicas populares paraguaias / Relaions between phrasal intonation and melody of popular songs paraguayan
Esta tese busca averiguar as relações entre entoação frasal no guarani e melodia de músicas populares paraguaias. Foram analisados falas e cantos de sujeitos do gênero masculino e feminino. Segue-se por base o modelo de análise proposto por Ferreira Netto (2006), que analisou a prosódia da língua portuguesa observando a frequência fundamental como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
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16. Na brincadeira, me perdi!: Zambê e outras práticas musicais no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme, em Cabaceira-RN
O presente trabalho é resultante de uma investigação etnográfica sobre o zambê e demais práticas musicais existentes no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme. O campo empírico situa-se na comunidade de Cabeceira, município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Nesta cidade, os destaques econômicos são a carcinicultura, a produção açucareira
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/05/2011
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17. Produção fonoaudiológica sobre voz no canto popular
OBJETIVO: Apresentar revisão bibliográfica sobre a produção científica brasileira da Fonoaudiologia na última década referente à voz no canto popular, quanto ao número de publicações, gêneros musicais estudados, enfoques atribuídos e instrumentos de coleta de dados utilizados. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Estudo descritivo transversal realizado em d
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-12
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18. Desvantagem vocal no canto: análise do protocolo Índice de Desvantagem para o Canto Moderno - IDCM
OBJETIVO: Verificar a sensibilidade do protocolo italiano Modern Singing Handicap Index - MSHI, traduzido e culturalmente adaptado para o Português Brasileiro como Índice de Desvantagem para o Canto Moderno - IDCM, comparando os escores de coralistas amadores com e sem queixas vocais e de indivíduos não-cantores, de acordo com gênero, classificação vo
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-06
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19. Canto que ha sido valiente siempre será canción nueva : o cancioneiro de Víctor Jara e o golpe civil-militar no Chile
Esta dissertação tem por objetivo central demonstrar, por meio da análise da discografia do compositor e intérprete chileno Víctor Jara, e, mais especificamente, de seu disco La Población, que a subjugação dos movimentos populares, já no imediato pós-golpe civilmilitar chileno de 11 de setembro de 1973, foi tão ou mais importante do que a dos cana
Publicado em: 2011
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20. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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21. Ôh filhos da mamãe preta das senzalas: uma pedagogia da corporalidade gingando sincopado nas danças dramáticas de Mário de Andrade. / Oh sons of the "black mum" of the sensalas: an education of the corporalidade of syncopated swinging of the body in the dramatic dances of Mário of Andrade.
Esta pesquisa tem como foco o estudo etnográfico empreendido por Mário de Andrade em torno das tradições populares brasileiras relativas a música e a dança no período compreendido nas décadas de 20 e 30 do século passado, posteriormente compilado por Oneyda Alvarenga nos três tomos que veio a compor a obra Danças Dramáticas do Brasil. Analisa ain
Publicado em: 2011
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22. Aprendizagem musical no canto popular em contexto informal e formal : perspectiva dos cantores no Distrito Federal / Musical learning in popular singing in formal and informal contexts : perspectives of the singers in the Federal District
A recente inclusão de cursos de música popular nos circuitos acadêmicos acontece em um cenário no qual as práticas de aprendizagem vivenciadas pelos músicos populares em contextos informais ainda são pouco consideradas. No Distrito Federal, o Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP-EMB) é a única escola técnica que ofe
Publicado em: 2010
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23. Fogo no encosto ... porque "esta Igreja vai subir ... Uma análise dos discursos das canções comunitárias da Igreja Universal do Reino de Deus como expressões recontextualizadas da Religiosidade Matricial Brasileira
A presente pesquisa se ocupa da análise dos conteúdos do canto comunitário, a canção religiosa popular, ocorrente nos rituais do grupo religioso Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) procurando identificar neles a prevalência dos elementos constitutivos e característicos da religiosidade matricial brasileira. Foram consideradas como premissas a exi
Publicado em: 2010
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24. Education and social movements in artisanal fisheries: the case of Prainha do Canto Verde, in the state of Ceará coast / Educação e movimentos sociais na pesca artesanal: caso da Prainha do Canto Verde, no litoral cearense.
The traditional fishing communities in Ceará coast are promoters of social movements, characteristic of Artisanal Fisheries, which are made from certain social problems (fishing, housing, health, education, etc.). En-fronts in their group, they usually only is overcome by the struggles of these movements, the citizenship rights of their residents, producing
Publicado em: 2010