Autoria Multimidia
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da util
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2012-09
-
2. O museu Beta: estratégias para um museu sempre contemporâneo
No cenário de acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação notam-se mudanças importantes na sociedade. A informação se torna mais fluida, e com ela, a própria produção cultural do homem contemporâneo, se entende-se por cultura a produção cotidiana (como afirmam Vilém Flusser e Sharon Zukin). O museu, por sua vez, como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
-
3. Estudo de tecnologias aplicadas a educação a distância / Study of technologies applied to distance education
A educação a distância é uma realidade bem vista por muitas instituições de ensino e pelo Ministério da Educação, sendo, portanto, fortemente incentivada. Essa modalidade vai muito além da alternativa de oferecer cursos de maneira confortável para alunos que não têm disponibilidade de tempo em horário comercial. Em alguns casos, esse é o únic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/04/2011
-
4. Operadores de interação multimídia para criação automática de documentos: Interactors / Media-oriented operators for authoring multimedia documents: interactors
Neste trabalho foi investigado o problema de autoria automatizada de informação multimídia sob a perspectiva da computação ubíqua de modo geral, e da interação do usuário com aplicações de captura e accesso (C&A) de modo particular. O objetivo do projeto foi a definição de operadores sobre interação do usuário em ambientes e em aplicações p
Publicado em: 2011
-
5. Muse : um ambiente para modelagem de aplicações multimidia interativas com tradutor para e-lotos / MUSE: an interactive multimedia applications specification environment with translator to e-LOTOS
É notável o avanço da utilização de aplicações multimídia nos diversos setores da atividade humana. Independente da área, seja ela educação ou entretenimento, a possibilidade de agregar recursos dinâmicos como áudio e vídeo aos já largamente utilizados como texto e imagem acarreta em benefícios aos usuários destas aplicações. Além disso,
Publicado em: 2010
-
6. Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimidia para a Elaboração de Jogos Educativos / Research of a multimedia authoring, tool for the development of educational games
Este trabalho descreve o tema de pesquisa desenvolvido em novel de Dissertação de Mestrado, que é o estudo de uma ferramenta de autoria em multimídia, voltada para a elaboração de jogos educativos computadorizados. Esta ferramenta aproveita-se das vantagens dos jogos educativos computadorizados como alternativa para a utilização da informática na es
Publicado em: 2010
-
7. Uma arquitetura para autoria ubíqua de documentos a partir de apresentações de TV Digital
People comment about TV programs while watching. The technology found at Digital TV environment allow capturing and storing those comments. The combination between comments and the original program can result in a new multimedia document with personalized content. This is an ubiquitous authoring (editing) approach. This work explore the capture and access co
Publicado em: 2010
-
8. Ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira em ambiente multiagente
A comunicação é essencial nas atividades do mundo globalizado, onde conhecimento e tecnologia são a chave do progresso. Dominar outros idiomas nesse cenário é vital para a sustentação das pessoas no exercício de suas atividades. O sistema de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, tanto nas escolas públicas quanto em parte das escolas particular
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2009-04
-
9. Capture and access in the production, distribution, presentation and extension of multimedia content / Captura e acesso na produção, distribuição, apresentação e extensão de conteúdo multimídia
Aplicações de captura e acesso (C&A) exploram o paradigma de computação ubíqua para dar apoio à captura automática de informação em experiências ao vivo e à correspondente geração de documentos passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Essas aplicações são potencialmente capazes de simplificar o
Publicado em: 2009
-
10. CossackIDE: um ambiente para autoria e execução de hiperprogramas.
Um dos benefícios de ter-se uma televisão digital é a possibilidade de haver interatividade entre o telespectador e o programa sendo visto em um dado momento. Esta interatividade demanda um canal de retorno. Dessa forma, surge a necessidade do desenvolvimento de conteúdo interativo visando tirar proveito das possibilidades geradas pela TV Digital. Neste
Publicado em: 2009
-
11. Hiperanálise: a estrutura hipermidiática da construção do conhecimento
Este trabalho de investigação apresenta a proposta conceitual da hiperanálise em decorrência do exercício de construção hipermidiática. A hiperanálise é conceituada como o a análise utilizando a linguagem hipermidiática e compreende um pensar que se utiliza de sons, imagens, textos e interatividade. Longe de a criação de uma hipermídia ser a v
Publicado em: 2009
-
12. Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow / Cooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology
Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, te
Publicado em: 2008